Atendimento clínico, pediatria, além de exames laboratoriais e testagem para Covid-19 chegam até a Zona Rural de Ilhéus através de Agentes de Saúde
Foram realizados mais de dois mil atendimentos de saúdes em moradores da Zona Rural de Ilhéus. Dentre os atendimentos, a população pode fazer consultas médicas, clínicos e pediatras, atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, sala de multivacinação, distribuição de medicação, realizar exames laboratoriais, eletrocardiogramas e o principal, testagem para Covid-19. A ação aconteceu por parte do Departamento de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, em parceria com agentes de saúde do município.
A importância de o atendimento médico chegar até a Zona Rural do município, é evitar o deslocamento da população local, diminuindo assim o risco de contágio do novo coronavírus. Além da dificuldade com o transporte público disponível para o deslocamento na região, que até o dia 09 de setembro estava fora de circulação devido a pandemia. (Veja matéria sobre retorno dos ônibus).
“Estamos realizando o trabalho de prevenção através de exames laboratoriais, além de realizar o controle sanitário referente ao coronavírus, com educação continuada junto à comunidade para evitar o aumento de casos da doença”, explicou Paloma Sena, enfermeira integrante da equipe.
Combate ao Covid-19 na Zona Rural
O trabalho desenvolvido nas comunidades rurais se estende à busca ativa, com realização de testes rápidos para detecção de casos positivos da Covid-19. Em algumas situações, os pacientes com sintomas leves ou assintomáticos são encaminhados ao Abrigo Mamoã para cumprir o isolamento social. “A busca ativa visa orientar a comunidade como se precaver contra o coronavírus e também orientar sobre os cuidados contra a dengue”, explicou Rejane Soares, agente de combate às endemias.

As ações foram realizadas entre os meses de julho e agosto, e de acordo com informações da prefeitura municipal, as equipes seguirão o cronograma estabelecido, ofertando os serviços de saúde nas comunidades da Ponta da Tulha, Tibina, Aderno, Retiro, Mamoã, Sambaituba, Ribeira das Pedras, Vila Olímpio, Aritaguá, Couto, Santo Antônio e Vila Cachoeira durante o mês de setembro.