Lançado com exclusividade no Brasil, o Whatsapp Pay vai permitir aos usuários realizar compras e gerar solicitações de pagamento pelo aplicativo
WhatsApp anunciou nesta segunda (15) o lançamento de uma nova ferramenta que permitirá a realização de pagamentos no aplicativo. Disponibilizada primeiro no Brasil, a função dá aos usuários a possibilidade de fazer transações financeiras para outras contas dentro da plataforma usando o sistema do Facebook Pay – que a empresa declara no anúncio como base para expandir a iniciativa no futuro a todo o ecossistema de apps do Facebook.
Dir. de Operações do Facebook Click to Tweet
A funcionalidade permite transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo do mensagens. As transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa.
No caso de transferência entre pessoas físicas, não haverá o pagamento de qualquer taxa pela transação – no entanto, só será possível utilizar cartões de débito. O usuário só poderá enviar R$ 1000 por transação e realizar até 20 transações por dia, sendo que o limite financeiro no mês é de R$ 5000 e o sistema só funciona dentro do Brasil e com o Real – pagamentos internacionais estão fora da jogada no momento.
No caso de empresas, é possível utilizar cartões de crédito e débito. Porém, cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis.
Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
Facebook Pay
O Facebook Pay é uma nova atualização do Facebook, e está disponível no WhatsApp e no Facebook.
De acordo com a empresa, enviar e receber dinheiro é simples. Em primeiro lugar, é necessário cadastrar um cartão válido dentro do próprio WhatsApp. Com a liberação do recurso sendo feita de forma gradual, a opção do Facebook Pay dentro das configurações do app do whatsapp deve aparecer em breve.
Com o recurso disponível, é possível verificar os termos e condições de utilização do serviço. Com a adesão feita, basta cadastrar um cartão válido, inserir CPF e nome completo.
A partir disso, as conversas passarão a contar com a opção de solicitar dinheiro ou enviar as quantias. No futuro, a empresa informa que planeja que os mesmos dados de pagamento cadastrados pelo usuário possam ser usados em toda a família de aplicativos do Facebook.
Modelo replica funcionalidade do WeChat, rede social chinesa
O sistema de pagamentos do WhatsApp é também uma forma do Facebook incorporar para seu negócio o mecanismo de transferências financeiras do WeChat, rede social chinesa que se tornou numa das principais plataformas de vendas do país após introduzir o recurso.
O segredo para o sucesso, aos olhos da empresa de Mark Zuckerberg, é mirar nos pequenos negócios que veem esta operação como uma forma de alavancar sua receita, algo que o diretor de operações Matt Idema corrobora no anúncio ao dizer que “Pequenas empresas são fundamentais para o país.” e que “A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”.