Equipes de prontidão e equipamentos para a aplicação de imunizantes contra o coronavírus em Ilhéus não são problemas, porém faltam doses no município para serem aplicadas
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o balanço da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. De acordo com os dados da Secretaria, Cerca de 30% da população ilheense já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que significa 43.684 pessoas imunizadas até o momento (dados registrados até o dia 18/05). Com esse percentual, Ilhéus está acima da média nacional (18,54%), o que não é tão difícil, tendo em vista o baixo ritmo de vacinação que acontece no território nacional. Ilhéus também está acima da média da Bahia, que corresponde a 19,98% (dados até a data de 18/05). A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social).
Aplicação da 1ª dose está suspensa em Ilhéus por falta do imunizante enviado pelo Ministério da Saúde, de acordo com Sesau Ilhéus
Há mais de um mês que a fila de vacinação em Ilhéus está parada. A fila empacou nas pessoas com idade até 59 anos, depois disso não houve mais chamadas para idades inferiores, o que gerou muita frustração àqueles que aguardavam e contavam os dias para serem vacinados. Não que a vacinação tenha parado, afinal o município sabiamente estocou e garantiu a segunda dose para aqueles que já haviam tomado a primeira, contrariando recomendações do Governo Federal para liberar todas as doses em estoque pois chegariam mais na sequencia. O que de fato não aconteceu. Sem fornecimento de vacinas pelo Governo Federal, e sem a liberação pela Anvisa, das doses já compradas pelo Estado da Bahia da vacina russa Sputinik-V, sendo assim, impedidas de serem importadas para o Brasil, Ilhéus e a Bahia como um todo passam por triste falta de doses de imunizantes para a população.
Em nota o município de Ilhéus se manifestou quanto o atraso da vacinação na Cidade.
“A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa em Ilhéus devido à falta do imunizante enviado pelo Ministério da Saúde, conforme esclarece a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). No momento, o estoque disponível atende o público com data marcada para receber a segunda dose da CoronaVac ou da vacina de Oxford/AstraZeneca. A Prefeitura aguarda o envio de novo lote para retomar a estratégia. Os dias, horários e pontos de vacinação serão informados previamente à população, por meio dos canais oficiais. A aplicação da segunda dose segue no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), no antigo Colégio Fênix, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O CMAE está localizado na Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova.” É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem fazendo um trabalho minucioso de apuração e divulgação de dados referêntes a covid-19 no estado da Bahia. Recentemente a Universidade divulgou novo relatório informativo epidemiológico considerando macroregião de saúde do Sul da Bahia. De acordo com os dados, Ilhéus é o município com o segundo maior coeficiente de mortalidade por COVID-19 do Estado da Bahia. Em 14 dias, do dia 06/05/2021 a 19/05/2021, houve o aumento dos casos acumulados de 17.739 para 18.670 (5,2%). Também nesse período, houve aumento do número de óbitos por COVID-19 em Ilhéus de 435 para 450.