Transfluência é uma séria sobre educação e questões raciais da Editus em parceria com o Programa de Pós- Graduação em Educação e Relações Étnico-raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Três livros marcam o início da série Transfluência, uma publicação da Editus – Editora da UESC em parceria com o Programa de Pós- Graduação em Educação e Relações Étnico-raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Já estão disponíveis para baixar gratuitamente na plataforma SciELO Livros os e-books: Volta miúda: quilombo, memória e emancipação, de Raíssa Félix; Racismo religioso em escolas da Bahia: autoafirmação e inclusão de crianças e jovens de terreiro, de Ademar Cirne; e Ficções do ser: o entre- lugar de bichas pretas na escola, de Kauan Almeida.
Para baixar, acesse http://books.scielo.org/editus/.
O primeiro livro aborda a vida no quilombo Volta Miúda (Caravelas/BA), os remanescentes e suas histórias, tratando do estado de colonialidade da nação brasileira. No segundo, o autor discute diversidade por meio de um modelo d educação fundamentado nos princípios do multiculturalismo crítico, chamando a atenção para a discriminação de crianças de religiões de matriz africana em
espaços formais de ensino. O último propõe um debate acerca da necessidade de se trabalhar a questão de preconceitos contra homossexuais negros em um ambiente de ensino formal.
Para debater o tema, no dia 29 de abril, às 19h, a Editora fará uma live com o tema “Leituras contracoloniais, escritas contrahegemônicas”, com a participação dos autores e das organizadoras, professoras do Programa de Pós- Graduação em Educação e Relações Étnico-raciais, Prof.ª Cynthia Barra (UFSB) e Prof.ª Laura Castro (UFBA).
A transmissão será no canal do YouTube da Editus: https://www.youtube.com/watchv=8ix2PxOQZJI
Acesse o link http://livrariaeditus.uesc.br/ e conheça esses e outros títulos da Editus.