José Nazal é um dos colaborador de luxo do Portal Ilhéus, traz em sua coluna fotografias históricas da Cidade Ilhéus, sempre acompanhadas de certeiro texto recheado de curiosidades. Boa leitura!

Na cidade de Ilhéus temos um logradouro que tem o topônimo oficial de Rua Quatorze de Agosto. Eu imagino que poucos ilheenses (mesmo os moradores da rua) desconhecem o motivo da denominação, ainda que já tenha sido divulgado.
O motivo da homenagem é em razão de que, após a elevação da Vila de São Jorge dos Ilhéus à condição de Cidade, através do projeto de lei do deputado Cônego Theodolindo Ferreira, que depois de aprovado foi sancionado na Lei 2187 de 28 de junho de 1881, pelo Presidente da Província da Bahia, João Lustosa da Cunha Paranaguá (o conhecido Marquês de Paranaguá).
Pois bem, eis a importância da data: foi no dia 14 de Agosto de 1881 que houve a Sessão Solene do Conselho Municipal para Instalação da Cidade, presidida pelo major Christiano Alexandre Homem d’El Rei e secretariada por Alfredo Navarro Amorim.
À época do centenário desta data, o então prefeito municipal Antônio Olimpio Rhem da Silva fez uma comemoração numa solenidade onde foram lançados edições renovadas de diversos livros sobre a história de Ilhéus, ato planejado e coordenado pelo jornalista Fernando Sales, que depois veio a ser presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.
Texto: José Nazal