Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Ilhéus realiza o Seminário de Inclusão 2020 com a intenção de combater a discriminação e o preconceito
Em Ilhéus, entre os dia 21 à 28 de agosto, acontece, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o Seminário de Inclusão 2020. Não à toa, o evento acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O Seminário é aberto para a participação do público, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://doity.com.br/seminario-de-inclusao-2020/inscricao.
Vídeos depoimentos de alunos e famílias, videoaulas e lives com profissionais da Saúde e da Educação compõem a programação, que também trará uma live festiva com a APAE de Ilhéus na sexta-feira, dia 28.
O tema do Seminário será “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, a intenção é promover um intenso debate quanto a inclusão social e o combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.
O evento será online, e será transmitido por meio das redes sociais da Secretaria de Educação (Seduc) no Youtube /SEDUCilheus, Facebook /seducilheus e Instagram @seduc_ilheus. O evento também estará disponível no link https://doity.com.br/seminario-de-inclusao-2020 e no Youtube com as lives diárias.
Programação:
Dia 21, sexta-feira, o Seminário começa com a Live “Protagonismo empondera e concretiza a inclusão social”, no Youtube às 14h, na condução da Psicopedagoga Nádia Cabral, e mediação da Neuro psicopedagoga Aline Cruz.
A programação continua na segunda-feira (24), com o tema “A importância da afetividade na inclusão de estudantes com deficiência”, às 10h com o Psicólogo Gustavo Pestana e mediação da Pedagoga Maria Vitória Penalva.
No dia 25, terça-feira, a Letróloga Robermara França vai abordar “Sobre direitos: autismo e pandemia”, às 10h. No mesmo dia, às 13h, a Pedagoga Genalva Conceição vai conversar sobre “Autismo e pandemia: isolamento social e consequências”. A partir das 16h terá ainda “Dicas para autismo e pandemia” com a Pedagoga Quésia de Jesus.
Já no dia 26, quarta-feira, a médica Ana Carolina Pessoa Affonso com a mediação da Pedagoga Ana Hora, vão discorrer sobre “Família e Escola: Vamos conversar!”, às 14h.
Na quinta-feira (27), o Educador Físico Jeremias Barbosa vai fazer uma live com o tema “Para brincar em casa”, às 10h. Na mesma data, às 14h, o tema “Inclusão profissional de trabalhadores com deficiência intelectual” será discorrido pela professora Viviane Borges Dias, com mediação da Pedagoga Catarina Franco, às 14h.
No dia 28, sexta-feira, a Seduc promoverá uma live festiva com a Apae de Ilhéus, encerrando o evento. A transmissão ao vivo das lives e videoaulas estarão disponíveis no canal do Youtube.
A temática geral reforça também a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Inscreva-se. Participe!
