Um dos principais objetivos do projeto Ununtu Yoga é tornar o Yoga acessível à população preta e periférica, proporcionando qualidade de vida melhor para alunas e professoras
O Ubuntu Yoga surge em meio a pandemia para acolher mulheres pretas e periféricas, com o objetivo de contribuir no autocuidado e saúde mental das mesmas. Idealizado por Tati Cassiano, baiana, radicada em São Paulo, o projeto presta suporte de forma gratuita a 40 mulheres e, além das aulas de Tati, conta com Aline Inocêncio, instrutora de Hatha Yoga, Myriam Goem, instrutora de Kundalini Yoga e Tayla Cândido, instrutora de Vinyasa Flow.
É uma rede de apoio que, através da ferramenta do Yoga, promove a transformação pessoal e coletiva. A prática permite o alinhamento entre o corpo e a mente. Não é uma atividade qualquer, ajuda no alívio das tensões, diminui o estresse, alivia a ansiedade, ajuda na flexibilidade, aumenta o condicionamento físico, combate dores na coluna, aumenta a capacidade de concentração.

Um dos principais objetivos do projeto é tornar o Yoga acessível à população preta e periférica. O Ubuntu Yoga proporcionou uma qualidade de vida melhor para algumas alunas e professoras. Diante de projetos como este, nota-se que o Yoga ainda não é uma atividade tão próxima da população preta. Cassandra Veloso tinha uma ideia bem distante de aproximação do Yoga, apesar de querer, não se sentia pertencente e nem representada. O tempo a fez perceber e ter maturidade, diante da busca pela conexão com as suas origens.
“Reconheci que o Yoga faz parte da minha ancestralidade. O projeto Ubuntu Yoga me ajudou a fazer essa conexão e avançar na compreensão de que eu sou porque nós somos, e que a herança preciosa de conhecimento, deixada pelos nossos antepassados, são poderosas ferramentas ancestrais. Fazer parte desse projeto me fez acreditar que sonhos se realizam e que existe uma força potente, criadora, criativa e inabalável quando mulheres pretas se unem”.
O Projeto já aconteceu em Salvador e em São Paulo, e também conta com aulas online.
No momento as vagas gratuitas para o projeto estão suspensas, devido a alta procura, porém abriram vagas com valorem bem acessíveis. Para saber mais, acesse o formulário: https://www.ubuntuyogabrasil.com/serviçosubuntuyoga .