Apenas 11 municípios foram selecionados para compor a Rede Urban95 Brasil, dentre eles Ilhéus, que vai receber investimentos direcionados a primeira infância, de 0 a 3 anos
A Cidade de Ilhéus tem um bom motivo para comemorar. O município de Ilhéus, a partir de 2020, passa a integrar a Rede Urban95 Brasil, iniciativa desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo.
Mas o que isso significa?!
A iniciativa reúne cidades de todo o país em prol do objetivo comum de fortalecer, incrementar e desenvolver programas e ações direcionadas para o setor de primeira infância (0-3 anos) no Brasil.
O projeto vai apoiar os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades. Oferecer dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.
E ainda, construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.
Apenas 11 cidades foram selecionadas para compor a Rede. Além de Ilhéus, são elas: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR). As cidades de São Paulo, Recife e Boa Vista já contam com parcerias com a Fundação Bernard Vanleer em prol dos avanços da agenda pela primeira infância.
Uma curiosidade: O número 95, do nome Rede Urban95 Brasil, faz referência a estatura de uma criança na idade de 3 anos, limite considerado para a primeira infância.