Oríkì é uma animação que apresenta uma poética sobre a morte, a doença e a cura, para valorizar e fortalecer a cosmovisão dos Povos Tradicionais de Terreiro num contexto de pandemia
O curta metragem Oríkì, dirigido e adaptado pela Profa. Pâmela Peregrino (UFSB), estreia nesse sábado, dia 01. Com texto original de Jeaney Calabria, a adaptação foi produzido por meio do projeto de extensão “Oríkì: a pandemia e a cosmovisão dos povos de terreiro”, viabilizado com recursos do Edital PROSIS 07/2020 Apoio a Projetos de Extensão – Enfrentando a COVID.
No curta, o personagem Iku, representando a Morte, circula pelo mundo, espalhando dor e sofrimento. Para combater esse mal, os Òrìsàs se unem para encontrar a cura e compartilhá-la com a humanidade.
O filme é uma animação em 2D, e dialoga muito bem com a realidade que estamos vivendo nos tempos atuais.
Para o lançamento, neste sábado, a partir das 17h, haverá live com a presença da Professora Pâmela Peregrino. O filme já estará disponível uma hora antes, às 16h.
Acompanhe a live de lançamento: https://youtu.be/0wKRunz-M_E
No encontro virtual a equipe organizadoravai compartilhar com o público detalhes sobre a tema do filme e o seu processo de produção. O encontro virtual contará com o apoio do Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual e do projeto Cinema das Comunidades, ambos do CFArtes/UFSB. A transmissão contará também com interpretação em libras feita por Wermerson Meira Silva (UESB).
Importante ressaltar, a produção do curta contou com o envolvimento de vários/as estudantes, professoras e colaboradores/as da comunidade externa, que trabalharam de forma remota, em respeito às orientações de afastamento social.
Para acompanhar todos os detalhes, acesse as redes sociais do @itan.cinema (instagram e facebook) e também do Imagina!_circuito.