Algumas novas práticas como aferição de temperatura dos clientes na entrada, uso de máscaras para circular no restaurante e fazer retiradas de alimentos no buffet será “novo normal”
A pandemia mudou a nossa rotina, exigindo cuidados severos com a saúde, como o distanciamento social e o fechamento de diversos segmentos para evitar a disseminação do coronavírus. Entre eles, os restaurantes, que permaneceram por quase quatro meses de portas fechadas ou funcionando apenas com serviço de delivery.
Mas será que todo lugar é seguro para se alimentar? O nutricionista Glaydson Soares, do Hospital Anchieta de Brasília, diz que o consumidor precisa se atentar a dois fatores muito importantes: a higiene e o respeito que o local tem pelas medidas de proteção contra a Covid-19. Ele lista outros cuidados essenciais:
“É de extrema importância que o cliente higienize as mãos antes e após as refeições; utilize a máscara de proteção e só retire no momento em que for se alimentar; se for comer no estabelecimento, verificar se foi feita higienização das cadeiras e mesas do restaurante antes de se sentar”, pontua.
Soares ressalta que nos espaços com serviço de buffet, o cliente deve se dirigir ao funcionário que está responsável por prorcionar a comida. “É importante que se evite também aglomerações nas filas para o pagamento da refeição”, pontua.
Renovando práticas
O chamado “novo normal” não é tão novo assim quando se pensa nas medidas adotadas pelos restaurantes. Práticas de higienização e cuidados com a segurança do serviço entregue aos clientes são comuns no meio. “A gente sempre prezou muito pela qualidade da nossa entrega, então sempre tivemos muitos cuidados com higienização, armazenamento e preparos dos produtos. Mas agora todo o cuidado vai ser redobrado, e isso começa nos nossos fornecedores e percorre todo o serviço até a entrega final na mesa”, explica a gerente de marketing da rede Rubaiyat, Karina Bronsztein.
“Nossas mesas já eram bem espaçadas, e agora apenas adotamos a distância mínima de 2 metros entre elas e reduzimos o número de lugares disponíveis. Também dispomos de varanda e vamos manter portas e janelas da casa abertas, para garantir a ventilação direta e natural de todo o espaço. Além disso vamos trabalhar preferencialmente com reservas, como já fazíamos antes, para manter tudo mais organizado.” Complementa Karina.
Dicas
Algumas novas práticas, como aferição de temperatura dos clientes na entrada e orientação sobre uso de máscaras para circular no restaurante e fazer retiradas de alimentos no buffet, também são muito bem vindas. Além de disponibilizar álcool em gel para higienização rápida das mãos, tanto nas mesas, como nos ambientes comuns.
Mudanças internas
Quem também deve passar por adaptações são os funcionários dos restaurantes. Funcionários passam a usar também máscaras e luvas. Outra dica, todos devem passar por um processo de higienização dos sapatos na chegada e por um acompanhamento da temperatura durante o dia, o que é registrado em uma planilha no restaurante.