Em Salvador, sob novas regras de funcionamento, Mercado Modelo passa por três desinfecção e reabre suas portas para o grande público
Na última quinta-feira, o Mercado Modelo, em Salvador, pólo da cultura baiana, reabriu suas portas. Porém, com algumas restrições. Serão permitidas apenas 290 pessoas ao mesmo tempo no Mercado, com limite de um cliente por boxe, e a máscara é de uso obrigatório para todos. Para evitar aglomerações, a saída e a entrada foram separadas, e o funcionamento será de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h.
Os lojistas também terão que disponibilizar álcool em gel para quem trabalha, ou vista o box.
Aproximadamente, 80% das pessoas que visitam Salvador vão ao Mercado Modelo.
O Mercado passou por 3 desinfecção, o todos os funcionários e lojistas que retomarão as atividades fizeram o teste rápido para detectar a presença, ou não, do novo coronavírus.
No período em que o Mercado Modelo ficou fechado, muitos lojistas tiveram prejuízo devido a umidade que acabou gerando mofo em muitos produtos. Muitos optaram por retirar a mercadoria até a situação se normalizar, e agora trabalham para rearrumar os boxes.
Segundo a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), antes da pandemia o local abrigava cerca de 260 permissionários e 300 funcionários. Nem todos voltarão a trabalhar. Os bares, por exemplo, vão permanecer fechados até que a segunda fase da retomada das atividades econômicas seja ativada.