Além de se divertir colorindo, a criança ainda aprende sobre nossa fauna. Entre os animais escolhidos para compor o livro, destacam-se a harpia, o cachorro-vinagre e o boto cor-de-rosa
Animais nativos da floresta amazônica são as estrelas de um livro para colorir elaborado pelo Greenpeace. Com o intuito de oferecer entretenimento para as crianças que estão em isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e conscientizar sobre a preservação da fauna brasileira, a ONG disponibilizou a publicação online “Todas as Cores da Amazônia”. Ela conta com ilustrações de Iza Pug e textos do biólogo Vinícius de Paula e pode ser baixada gratuitamente para impressão.
Entre os animais escolhidos para compor o livro, destacam-se a harpia, o cachorro-vinagre e o boto cor-de-rosa. Para completar, também são mencionados animais recém-descobertos e classificados pela ciência.
O Greenpeace lembra que o desmatamento é atualmente a principal ameaça à Amazônia e sua fauna. A preservação da floresta também passa pela educação das futuras gerações sobre o tema.
O ano de 2020 trouxe grandes desafios. Um dos maiores tem sido o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Parece que a vida ficou em suspensão, enquanto a humanidade luta para superar esta crise.
Com a necessidade de distanciamento social, muitas famílias estão divididas, outras enfrentam dificuldades para se sustentar ou coexistir em espaços bastante limitados.
Longe das escolas, nossas crianças estão em casa, sonhando com o momento que poderão voltar às brincadeiras do lado de fora, e foi pensando nelas que preparamos este livrinho de colorir com animais da fauna Amazônica. Assim, vocês podem colorir juntos o mundo de “lá de fora” e aprender sobre nossa grande floresta.
Nesta coleção, criada com muito carinho pela ilustradora Iza Pug, com textos do biólogo Vinícius de Paula, você irá conhecer a harpia, o cachorro-vinagre, o boto cor-de-rosa, além de animais que acabaram de ser descobertos pela ciência!
Espécies que precisamos conhecer e proteger do desmatamento, que hoje é a principal ameaça à Amazônia e sua fauna. Desejamos que nossas florestas sejam protegidas para que todos estes animais incríveis resistam ao tempo. E que, no futuro, quando tudo isso passar, nossos filhos possam vê-los na natureza, e não apenas nos desenhos.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, em abril de 2020, houve um crescimento no desmatamento da região de 63,75%, quando comparados ao mesmo mês de 2019. Ainda de acordo com a instituição, foram emitidos alertas para 405,6 km² este ano, contra 247,7 km² durante o mesmo período no ano passado.
Baixe o Livro:
Todas as Cores da Amazônia
Animais para proteger e colorir
(livro em pdf)
Fonte: Greenpeace