Abertura dos Jogos Paralímpicos acontece nesta terça-feira, 24. Acompanhe e torça por nossos atletas brasileiros
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 começam nesta terça-feira (24.08) e serão disputados até o dia 5 de setembro. A cerimônia de abertura será realizada no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília), terá transmissão ao vivo dos canais Sportv2 e TV Brasil.
Nove atletas baianos estão entre os atletas brasileiros competindo por medalhas para o Brasil.

Entre as curiosidades, os Jogos de Tóquio marcam a estreia de duas modalidades, o parabadminton e parataekwondo. Ambas serão disputadas na segunda metade dos Jogos.
Maior referência atual da natação brasileira paralímpica, Daniel Dias (classe S5) é o atleta com mais pódios na história do Brasil, com 24 medalhas em apenas três edições dos Jogos, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze. Apenas em Londres 2012, quando foi porta-bandeira da delegação, foram seis medalhas de ouro nas seis provas individuais disputadas, o que também fez o nadador ser o principal atleta do país com maior quantidade de medalhas douradas. O também nadador André Brasil é o segundo que mais ouros conquistou, com sete medalhas. Clodoaldo Silva, da natação, e Luiz Claudio Pereira, do atletismo, aparecem logo depois, com seis medalhas douradas cada um.
Onde assistir e como acompanhar os resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio?
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 contarão com a transmissão ao vivo dos canais SporTV. Na TV aberta, a TV Brasil é a emissora oficial dos Jogos. A Agência Brasil, a Rádio Nacional e as redes sociais da EBC também reforçam a cobertura do evento esportivo. Já a TV Globo deve exibir a semifinal e a final do futebol de cinco, na hipótese (muito provável) de participação do Brasil. As redes sociais e o site do CPB também vão dar ampla cobertura à participação dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O Governo Federal, maior investidor do esporte paraolímpico no Brasil, também está presente, com uma equipe de cinco jornalistas em Tóquio na cobertura das Paralimpíadas. O material produzido será divulgado no rededoesporte.gov.br, o portal do Governo Federal para os esportes de alto rendimento olímpicos e paralímpicos do Brasil, e pode ser reproduzido gratuitamente pelos veículos de comunicação de todo o país, desde que citada a fonte.
Quantos atletas estão na delegação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio?
A delegação brasileira será composta por 259 atletas (incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro), além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas. Desse total, a delegação tem 236 atletas titulares, dos quais 226 (95,7%) integram o Programa Bolsa Atleta, o progama patrocínio direto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve uma delegação tão numerosa. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior do país em solo estrangeiro. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser o país-sede e contou 286 atletas no total, ficando em oitavo lugar no ranking de medalhas.
fonte: Rede Esporte