Alunos da rede pública de Educação começaram a ser testados nessa terça-feira, dia 11, inclusive escolas indígenas, já os professores tiveram as testagens iniciadas na segunda, dia 10
Iniciou na manhã desta segunda-feira, 10, as testagens para detecção no coronavírus em servidores e professores da rede estadual de Educação. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau), em parceria com o Núcleo Regional de Educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Já a testagem dos alunos, terá início nesta terça-feira, 11 e a previsão é que em torno de 12 mil pessoas sejam examinadas até o dia 21 de agosto.
Quatro escolas indígenas em Ilhéus também passarão pelos testes.
O objetivo, além da prevenção, é ter um panorama do nível de contaminação pela Covid-19 no público da rede estadual de educação.
Responsável por comunicar os profissionais quanto as testagens,o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, recebeu na manhã desta segunda-feira,10, na Sesau, o técnico da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (CONTE), Leonardo Souza. “A previsão é que com essa testagem em massa, se aponte um aumento de 10% a 15% do número de positivos para Covid-19. Ou seja, em torno de 1.000 a 1.500 pessoas deverão apresentar positivos para Covid-19 aqui em Ilhéus, um aumento significativo no número de ativos. A estrutura de saúde do município está pronta para monitorar e atender os infectados, inclusive contamos com um abrigo para acolher pacientes com sintomas leves”, destacou o titular da saúde municipal, Geraldo Magela.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Sesau, Jeovana Nascimento, os testes são enviados pela Sesab por meio do Núcleo de Saúde do Estado, em lotes, para o Núcleo Regional de Educação. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Saúde municipal, realiza todo o suporte na prática da testagem em todas as localidades definidas pelo Estado.
São 18 unidades escolares do Estado no município de Ilhéus, com 661 professores e 296 servidores estaduais na rede. Já estudantes, são 11.370 pessoas ao todo, o que soma um público total de 12.327 indivíduos para testagem.
Os testes estão sendo realizados tanto pelo período da manhã, quanto pelo período da tarde. Cada unidade escolar da rede estadual, por meio do gestor responsável, é quem realiza a convocação do de alunos e professores para que se dirija à escola e seja feita a realização do teste, na execução do planejamento realizado pelo Núcleo Regional de Educação do Estado.
Itabuna também inicia testes
A testagem dos alunos em Itabuna também começou nessa terça-feira, 11, e deve durar por pelo menos 20 dias. A rede estadual de Itabuna tem 11.224 alunos de 14 escolas.