No próximo sábado, o Pub Delicious, no Pontal, abre suas portas para receber a exposição ‘Vertigens e Ruínas de uma Maria Fumaça’, do fotógrafo Clóvis Lunardi
No dia 06 de novembro, acontece a abertura da exposição ‘Vertigens e Ruínas de uma Maria Fumaça’, com fotografias em grande escala da Locomotiva 12 que circulava que circulava nas antigas ferrovias de Ilhéus.
A exposição é um resgate do patrimônio material e imaterial da história da cidade de Ilhéus. A Locomotiva 12, como é carinhosamente chamada, cortava a cidade puxando seus vagões carregados, e por muitas vezes, como dito em relatos, servia de transporte alternativo para muitos ilheenses.

Hoje a Locomotiva 12 encontra-se abandonada em um antigo pátio do Detran, no bairro do Iguape, coberta de mato e exposta diariamente a sol e chuva, refletindo bem o apagamento e esquecimento de um patrimônio que necessita ser preservado e lembrado como marco em nossa região.
A exposição é a primeira flor da semeação de um projeto muito maior. Corre em Ilhéus uma petição pública solicitando a restauração e reinstalação da Locomotiva 12 em praça pública de Ilhéus. O objetivo, além do resgate da história da cidade, é também o fomento da cultura e do turismo como mais um cartão postal e ponto de visitação em nossa cidade.
Assine a Petição: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/V._Ex._Peticao_para_Restauracao_e_Reinstalacao_da_Maria_Fumaca_12_em_Praca_Publica_de_Ilheus/
A abertura da exposição ‘Vertigens e Ruínas de uma Maria Fumaça’ vai acontecer no sábado, dia 06, no Pub Delícious (R. Castro Alves, 120 – Pontal), e terá além das boas cervejas artesanais que o estabelecimento oferece, música com o artista Diego Schaum e participação do saxofonista Zezo Maltez.
A exposição é assinada pelo fotógrafo Clóvis Lunardi, tem curadoria da professora Janaína Zito Losada e produção do jornalista e produtor Pedro Reis. O projeto conta com o apoio e patrocínio do Pub Delicious, do Portal Ilhéus e do escritório de arquitetura Zem Arquitetura.