Defesa Civil de Ilhéus alerta para o as fortes chuvas na cidade durante o final de semana, e disponibiliza telefone em casos de ocorrências
O final de semana em Ilhéus será marcado por chuvas, de acordo com informações da Defesa Civil da cidade. Na última quinta-feira, dia 06, entre as 15 e 17 horas choveu aproximadamente 49 milímetros, volume previsto para 15 dias, fato que não se registrava no município desde 2013. O órgão considera os meses de julho e agosto atípicos em relação ao índice pluviométrico, pois em julho choveu aproximadamente 104 milímetros e o início deste mês apresenta volume diferente do aguardado para o período.
Foram identificados 48 pontos na cidade com risco de desabamento, todos já devidamente assistidos com material de contenção e lona. Mas a recomendação é para que pessoas com moradias em locais de risco, se desloquem para a casa de algum parente, pelo menos no período das chuvas.
Segundo informou Lorena Assis, coordenadora da Defesa Civil, além da colocação de lona nas áreas mapeadas, o trabalho preventivo consiste na visita aos imóveis. As equipes orientam os moradores sobre os possíveis danos causados pelas fortes chuvas na cidade.
“Realizamos o trabalho principalmente em pontos mais afetados, visando diminuir os riscos relacionados ao volume de chuva esperado e conforme os chamados da comunidade”. A coordenadora lembrou ainda que a cidade possui dois pluviômetros, instrumentos utilizados para coletar e medir as chuvas, instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Conquista e na Central de Abastecimento do Malhado.
O município está em alerta. Para os próximos 15 dias, a previsão é de um volume de 30 milímetros, mas pode haver instabilidade no tempo devido aos fortes ventos. Se após esse período o índice for reduzido, a Defesa Civil descartará o aviso.
Em caso de ocorrência, ligue:
Na ocorrência de possíveis eventualidades, a população pode entrar em contato através do número (73) 98836-2753 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas para situação de emergência e em horário comercial para realização visita técnica, vistorias e elaboração de laudos.

Os dados podem ser visualizados no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), responsável por emitir as informações.