Em Ilhéus a vacinação segue seu cronograma mediante a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, atualmente Ilhéus está vacinando a faixa etária entre 38 anos ou mais
O Estado da Bahia ultrapassou recentemente a marca de 5 milhões de vacinados contra a covid-19, considerando primeira dose e dose única (caso da vacina da Janssen). Esse número equivale a aproximadamente 34% da população do Estado. Outra marca a ser comemorada é o número total de baianos já imunizados com a primeira e segunda dose, ou dose única, que contabiliza aproximadamente 1,97 milhões. Recentemente a Bahia recebeu novas remessas das vacinas da Janssen (dose única) e também Oxford/AstraZeneca (duas doses). 162.700 doses do imunizante da Janssen, e 185.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios.
Em Ilhéus a vacinação segue seu cronograma mediante a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, como publicado no site da Prefeitura municipal. Em junho, Ilhéus deu uma acelerada na vacinação ao reduzir de 47 anos para 40 a faixa etária para imunização, o que gerou grande procura por parte da população, promovendo uma supervacinação na cidade. Porém as doses não estão chegando na mesma velocidade da aplicação das vacinas, o que está ocasionando intervalos na programação da cidade. Atualmente, Ilhéus está vacinando a faixa etária entre 38 anos ou mais, com previsão de chegar até o final de julho contemplando pessoas de até 30 anos ou mais, o que já representa uma considerável parcela da população adulta da cidade.

No último boletim informado no portal da CGM – Controladoria Geral do Município, Ilhéus já vacinou com a primeira dose aproximadamente 66 mil pessoas. Já com segunda dose, grupo de pessoas totalmente imunizadas, somam aproximadamente 35 mil.
Considerando que grande parte da população do Brasil, aproximadamente 70%, inclusive Bahia, está, desde maio, recebendo a aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda, especialistas apontam a tendência para nos próximos meses o número de imunizados com a segunda dose suba de forma significativa.
As aplicações em Ilhéus estão sendo feitas por sistema de drive-thru, para os que tem carro, o que diminui muito o risco de contágio da doença, considerando o distanciamento provocado pelos próprios carros. Porém para os que não tem automóvel, a vacinação também ocorre normalmente através de uma fila para os pedestres. Os pontos de vacinação ficam no final da Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções (Centro), e também na Praça São João Batista, (Pontal). Outros pontos de aplicação da vacina contra a covid-19 em Ilhéus são nos CRAS e na Cruzada do Bem Pelo Bem.