Brincadeiras lúdicas também podem ser uma alternativa. Atividades com músicas, e-books e criar desafios para que os pequenos tentem resolver sozinhos pode estimular a criatividade e entreter
Em tempos de home office, pode ser difícil entreter as crianças enquanto os pais precisam trabalhar. Alguns pais estão procurando até lugares estratégicos dentro da própria casa, como o banheiro, para tentar driblar por alguns minutos os pequenos. Acredite!
Mas algumas plataformas, como as de streaming ou de e-books, por exemplo, podem ser de grande ajuda nesta missão.
De acordo com uma pesquisa, feita pela consultoria BTA (Betania Tanure Associados), 43% das empresas brasileiras já adotaram o home office devido ao coronavírus, e para as participantes da pesquisa, mais de 60% acredita que a “adaptação das atividades presenciais para virtuais” é o maior desafio do sistema home office. A segunda principal preocupação apontada pela pesquisa é relacionada a dificuldade do funcionário de conciliar o ambiente familiar com o trabalho.
Neste sentido, para o período de quarentena com crianças, reunimos três dicas para ajudar os pais a entreter seus filhos e deixar o home office mais produtivo neste período. Confira abaixo:
1- Estabeleça uma rotina para toda a casa, incluindo os pequenos. Brinquedos e jogos educativos fazem papel importante;
Essa dica é fundamental para a produtividade e ajuda a evitar a procrastinação. Principalmente para as crianças, a rotina ajuda a afastar a ideia de férias e auxiliam os pais a estipularem horários de convivência familiar e horários de afazeres individuais, como estudos e atividades que estimulem o intelecto da criança, enquanto eles conseguem trabalhar.
Nos horários de trabalho dos pais, eles podem criar desafios e utilizar brinquedos e jogos educativos para que os filhos possam resolver sozinhos e, desta forma, estimular sua criatividade e intelecto, ao mesmo tempo que entretém.
2- Crie horários para assistir desenhos ou filmes durante o dia e concentre as atividades em família para o final do dia
Passar o dia todo em frente a televisão, definitivamente não é o recomendado. Mas, algumas horas por dia podem ser uma forma de entretenimento para as crianças e ajudam os pais a terem tempo para aquela reunião de trabalho por vídeo chamada, por exemplo.
No final do dia e do expediente, a família pode conversar sobre o que fizeram durante seu dia e fazer atividades juntos, como exercícios físicos e brincadeiras.
3- Estimule a leitura
A leitura é sempre importante no aprendizado. Neste período de quarentena, os e-books infantis e infantojuvenis podem ser uma boa opção para entreter e ensinar. Para crianças menores, que ainda não sabem ler, uma opção são os livros de colorir, que além de entreter e preencher o tempo da criança, também é um primeiro passo para uma familiarização da criança com o objeto livro. Ela começa a entender o que é um livro, o seu formato, cheiro e até mesmo o gesto de folhear.
Essas dicas ajudam os pais a manter os filhos ocupados e aprendendo, enquanto cumprem suas atividades de casa e evitam a disseminação do vírus. Conciliar atividades individuais de aprendizado com atividades familiares é uma receita saudável de como enfrentar este período delicado.
Esperamos que essas dicas ajudem!