Portal Ilhéus • A Revista Digital do Sul da Bahia https://www.portalilheus.com.br O que fazer e o que acontece em Ilhéus: Arte & Cultura, Gastronomia, Agendinha Infantil, Notícias e mais! Tue, 13 Oct 2020 13:23:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.1 https://www.portalilheus.com.br/wp-content/uploads/2020/08/cropped-favicon-32x32.png Portal Ilhéus • A Revista Digital do Sul da Bahia https://www.portalilheus.com.br 32 32 177418369 Livro para colorir disponível online ensina crianças sobre animais da Amazônia https://www.portalilheus.com.br/livro-para-colorir-disponivel-online-ensina-criancas-sobre-animais-da-amazonia/ https://www.portalilheus.com.br/livro-para-colorir-disponivel-online-ensina-criancas-sobre-animais-da-amazonia/#respond Fri, 16 Oct 2020 10:00:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4703 Além de se divertir colorindo, a criança ainda aprende sobre nossa fauna. Entre os animais escolhidos para compor o livro, destacam-se a harpia, o cachorro-vinagre e o boto cor-de-rosa

Animais nativos da floresta amazônica são as estrelas de um livro para colorir elaborado pelo Greenpeace. Com o intuito de oferecer entretenimento para as crianças que estão em isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e conscientizar sobre a preservação da fauna brasileira, a ONG disponibilizou a publicação online “Todas as Cores da Amazônia”. Ela conta com ilustrações de Iza Pug e textos do biólogo Vinícius de Paula e pode ser baixada gratuitamente para impressão.

Entre os animais escolhidos para compor o livro, destacam-se a harpia, o cachorro-vinagre e o boto cor-de-rosa. Para completar, também são mencionados animais recém-descobertos e classificados pela ciência.

O Greenpeace lembra que o desmatamento é atualmente a principal ameaça à Amazônia e sua fauna. A preservação da floresta também passa pela educação das futuras gerações sobre o tema.

O ano de 2020 trouxe grandes desafios. Um dos maiores tem sido o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Parece que a vida ficou em suspensão, enquanto a humanidade luta para superar esta crise.

Com a necessidade de distanciamento social, muitas famílias estão divididas, outras enfrentam dificuldades para se sustentar ou coexistir em espaços bastante limitados. 

Longe das escolas, nossas crianças estão em casa, sonhando com o momento que poderão voltar às brincadeiras do lado de fora, e foi pensando nelas que preparamos este livrinho de colorir com animais da fauna Amazônica. Assim, vocês podem colorir juntos o mundo de “lá de fora” e aprender sobre nossa grande floresta. 

Nesta coleção, criada com muito carinho pela ilustradora Iza Pug, com textos do biólogo Vinícius de Paula, você irá conhecer a harpia, o cachorro-vinagre, o boto cor-de-rosa, além de animais que acabaram de ser descobertos pela ciência!

Espécies que precisamos conhecer e proteger do desmatamento, que hoje é a principal ameaça à Amazônia e sua fauna.  Desejamos que nossas florestas sejam protegidas para que todos estes animais incríveis resistam ao tempo. E que, no futuro, quando tudo isso passar, nossos filhos possam vê-los na natureza, e não apenas nos desenhos.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, em abril de 2020, houve um crescimento no desmatamento da região de 63,75%, quando comparados ao mesmo mês de 2019. Ainda de acordo com a instituição, foram emitidos alertas para 405,6 km² este ano, contra 247,7 km² durante o mesmo período no ano passado.

Baixe o Livro:

Todas as Cores da Amazônia
Animais para proteger e colorir
(livro em pdf)

Fonte: Greenpeace

]]>
https://www.portalilheus.com.br/livro-para-colorir-disponivel-online-ensina-criancas-sobre-animais-da-amazonia/feed/ 0 4703
Eleições 2020: Conheça os oito candidatos a Prefeitura de Ilhéus https://www.portalilheus.com.br/eleicoes-2020-conheca-os-oito-candidatos-a-prefeitura-de-ilheus/ https://www.portalilheus.com.br/eleicoes-2020-conheca-os-oito-candidatos-a-prefeitura-de-ilheus/#respond Wed, 14 Oct 2020 09:21:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4956 Entre novas e velhas figurinhas, todos são legalmente elegíveis e democraticamente candidatos, deixando a decisão para o voto popular. Conheça os candidatos!

As cartas foram dadas. A disputa pela prefeitura de Ilhéus já tem seus pretendentes à cadeira. Entre novas e velhas figurinhas, todos são legalmente elegíveis e democraticamente candidatos, deixando a decisão para o voto popular. As Eleições 2020 vão ocorrer no dia 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 do mesmo mês, onde necessário for. Esse ano, os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios de todo o país. Serão preenchidos 67,8 mil cargos públicos eletivos. O município de Ilhéus tem hoje uma média de 116.500 eleitores aptos a exercerem seu direto de votar e contribuir com o futuro de uma das mais importantes cidades do litoral sulbaiano. Ilhéus chegou a ter 10 supostas pré-candidaturas, porém será disputado por oito candidatos, todos já homologados junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em ordem alfabética, são eles: Bernardete Souza (PSOL); Cacá (PP); Dr. Cosme Araújo (PDT); João Barros (PRT); Mário Alexandre (PSD); Reinaldo Soares (PTB); Roberto Barbosa (Solidariedade) e Valderico Júnior (DEM).

O momento é de importante decisão para a Cidade. Considerando a pandemia do Covid-19, que atingiu setores importantes da cidade de Ilhéus como Saúde, Educação, Turismo e Economia, o voto para os próximos quatro longos anos a cadeira – e decisões – a Prefeito de Ilhéus, ganha ainda mais peso e responsabilidade.

O Portal Ilhéus preparou um breve resumo sobre os oito aspirantes ao Palácio Paranaguá. Também compartilhamos as redes sociais de cada um, afinal, com o advento da internet, estes canais são pontes de acesso e aproximação entre eleitores de seus candidatos, e vem sendo muito utilizado nas últimas eleições.

bernadete elicoes ilheus

BERNARDETE 50
Bernadete Souza Ferreira, 52 anos, é graduada em letras pela UNEB e especializou-se em educação do campo e agroecologia na USP, e é a única mulher na disputa. Militante socialista, em 1986 filiou-se ao PT, pelo qual foi candidata a vereadora em 2004 em Ilhéus. Em 2015 passou a integrar novo partido, o PSOL, pelo qual tem sua candidatura nas eleições 2020. Defende um governo popular e participativo, e tem como planejamento caso seja eleita fiscalização na utilização de recursos públicos, desenvolvimento sustentável, economia solidária e o fortalecimento do SUS e da educação pública no município. Bernadete também pretende viabilizar estruturas de acolhimento as mulheres vítimas da violência doméstica, proporcionando espaços de geração de renda, assistência jurídica e políticas públicas com apoio necessários para o combate antirracista, e antihomofobico. A vice na chapa é Jackelina Meira, também do PSOL.Para saber mais sobre a candidata, acesse: @bernadetesouza50.

caca ilheus 2020

CACÁ 11
Carlos Machado de Andrade Filho, ou Cacá Colchões, tem 42 anos, é empresário e original de Ilhéus, e esta é a terceira vez que disputa o cargo para prefeito da cidade. Já integrou os partidos PSDC, PR, PMDB e PP, pelo qual disputa as eleições 2020 com a coligação O futuro é Agora,resultado da união do PP, PT, PC do B, REDE, e DC. Cacá tem o apoio do governador Rui Costa, e forte parceria com os sindicalistas. Recente pesquisa o aponta como principal concorrente na tentativa de reeleição do atual prefeito. Logo no início de sua candidatura, Cacá assinou carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, e se comprometeu com metas para preservação da cidade. O vice na chapa é Everaldo Anunciação (PT). Para saber mais sobre o candidato, acesse: @cacacolchoes.

cosme araujo ilheus

COSME ARAÚJO 12
Cosme Araujo Santos, advogado criminalista, natural de Ilhéus, tem 67 anos e tenta pela segunda vez o cargo de prefeito, pelo PDT, do qual é presidente do diretório municipal. Cosme Araújo é ex-vereador e é figurinha certa nas eleições desde o ano de 2004, entre vereador, deputado federal e prefeito, em 2020 será sua 8ª candidatura. Enquanto vereador, Cosme Araújo apresentou projeto para acabar com o voto secreto na Câmara de Ilhéus, em todas as modalidades. O candidato não formou nenhuma coligação ou parceria para a disputa das Eleições 2020. Para saber mais sobre o candidato Cosme Araújo, acesse: @cosmearaujodefensor.

joao barros ilheus

JOÃO BARROS 28
joão Fernando Silveira Barros é natural de Ilhéus, tem 49 anos, é advogado e nas Eleições 2018 conseguiu a suplência de Deputado Federal pelo PSL. Tem o apoio declarado do vice-presidente Mourão, e em seu perfil do instagram se declara “ex-atleta, nacionalista, armamentista, um cidadão comum”. É conhecido pela forte defesa as ideias bolsonaristas na Bahia. Em vídeo assumiu compromisso com a  recuperação da lavoura cacaueira, a preservação do bioma Mata Atlântica, e o desenvolvimento sustentável. Além do asfaltamento da BR 251 ( Pontal/Buerarema). A vice da Chapa é uma mulher e enfermeira, Daud Lima. Nas Eleições 2018 vai disputar pelo partido PRTB. Para saber mais sobre o candidato João Barros, acesse: @joaobarrosbrasil.

Mario Alexandre 55
Mário Alexandre, o Marão, 48 anos, é o atual gestor do município de Ilhéus, e concorre a reeleição ao cargo de prefeito pelo PSD. O vice na chapa é Bebeto (PSB). Eles integram a coligação “O trabalho não para”, que é formada por 10 partidos: Podemos, PL, PSB, PV, PSD, Avante, PSL, Republicanos, PSC e PMB. Assim como Cacá, também tem apoio do Governo Estadual, principalmente o governador Rui Costa. O atual prefeito é filho da ex-deputada Angela Souza, e aparece em recentes pesquisas encabeçando a disputa ao lado de Cacá e Valderico. Mário Alexandre marca forte presença nas redes sociais e compartilha muitos de seus compromissoes e ações pela Cidade. Para saber mais sobre o candidato Mario Alexandre, acesse: @marioalexandreoficial.

reinaldo soares ilheus

Reinaldo Soares 14
Professor Reinaldo do Ibec é candidato ao cargo de Prefeito em Ilhéus pelo Partido Trabalhista Brasileiro na coligação PTB . Natural de Uruçuca, Reinaldo Soares dos Santos tem 50 anos de idade, e mora em Ilhéus há mais de três décadas. O vice na chapa é Júnior da Construfort, também do PTB. O Professor defende um Plano de Governo simples e objetivo, com ações que sejam realmente possíveis de serem realizadas na Cidade. É uma nova cara na política de Ilhéus. Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus e há vinte anos tem se dedicado à educação, sua principal bandeira. É um militante da igualdade social, e luta para que as oportunidades sejam iguais para todos. Para saber mais sobre o candidato Reinaldo Soares, acesse: @oprofreinaldo.

roberto barbosa ilheus eleicoes

Roberto Barbosa 77
Roberto Barbosa, 39 anos, em sua primeira disputa eleitoral, concorre ao cargo de prefeito pelo Solidariedade. O vice na chapa é Gildo Pinto, também do PTB. Roberto Barbosa é empresário, e é cara nova no cenário político de Ilhéus. Em entrevista, Roberto Barbosa declarou: “a cidade precisa de uma gestão com participação popular e solidária, e também alinhada a uma política pública a longo prazo com foco principal na economia”. Para saber mais sobre o candidato Roberto Barbosa, acesse: @_robertobarbosajr.

varderico junior reis ilheus

Valderico Júnio 25
Valderico Junior é candidato ao cargo de Prefeito em Ilhéus pelo Democratas. Natural de Ilhéus, Valderico Luiz dos Reis Junior tem 33 anos, e é o mais jovem candidato na disputa. Em sua primeira eleição, Valderico tem como vice na chapa, Dorival Filho, também do DEM. Eles integram a coligação “Pela mudança que Ilhéus quer”, que é formada por 6 partidos: MDB, Cidadania, PTC, PSDB, DEM e Patriota. O jovem empresário é apontado em recentes pesquisas uma forte aposta para a disputa eleitoral 2020. Em declaração, o candidato falou: “Temos um programa de governo participativo para Ilhéus e muita disposição para trabalhar honestamente”. Para saber mais sobre o candidato Valderico Júnio, acesse: @valdericojunior.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/eleicoes-2020-conheca-os-oito-candidatos-a-prefeitura-de-ilheus/feed/ 0 4956
Coisa Nossa: Conheça a história de Zeca Serafim, filósofo popular de Ilhéus https://www.portalilheus.com.br/coisa-nossa-conheca-a-historia-de-zeca-serafim-filosofo-popular-de-ilheus/ https://www.portalilheus.com.br/coisa-nossa-conheca-a-historia-de-zeca-serafim-filosofo-popular-de-ilheus/#respond Tue, 13 Oct 2020 11:31:23 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4950 O Zeca menino adorava o contato com a natureza e brincava muito com seus  amigos à beira do Rio Cachoeira onde um dia disse ter visto a imagem de uma santa

José Serafim Filho, mais conhecido por “Zeca Serafim”, filho de Artelina  Gonçalves de Santana e José Serafim Sobrinho, nasceu em 22 de março de 1921,  no Banco da Vitória. De família humilde só conseguiu completar o ensino primário, mas já chamava  a atenção da professora por sua inteligência e sagacidade. Tinha uma linda caligrafia. 

O Zeca menino adorava o contato com a natureza e brincava muito com seus  amigos à beira do Rio Cachoeira onde um dia disse ter visto a imagem de uma santa. Na idade adulta se apaixonou por Odete Nunes Silva, que  morava no bairro Getúlio Vargas, atualmente bairro do Malhado, que à época era  muito distante da sua residência. Para ver sua amada andava horas desde o Banco  da Vitória. 

Apaixonou-se perdidamente por ela, mas, em 1945, foi convocado para integrar  as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. De fato, já havia  um ano que participava de operações militares no litoral com essa finalidade. Temia não ver mais a sua amada, mas o dever de servir à pátria que tanto  amava era mais forte.

Felizmente, uma semana antes da partida foi anunciado o fim  do conflito mundial. Dizia ele que foi uma semana de carnaval. 

Casaram-se em 26 de setembro de 1951 e tiveram sete filhos, Ana, Antônio, Álvaro, Avany, Artur, Márcia e Marta, os cincos primeiros no Banco da Vitória onde  moravam e onde ele tinha um comércio, “venda”, na Rua dos Artistas. Com a concepção da sexta filha, Dona Odete decidiu mudar-se para Ilhéus,  para a casa da família dela no bairro do Malhado, a fim de oferecer melhores  oportunidades de estudo para seus filhos. Ali ele instalou novo pequeno comércio. 

Posteriormente, passou a trabalhar na inesquecível Panificadora Elite que  ficava em frente à sua residência. Era o braço direito de Seu Pinheiro, proprietário da  panificadora. 

Lá permaneceu muitos anos e tratava o negócio como se fosse seu. Todos  gostavam de ser atendidos por ele, dos “coronéis” aos meninos carentes que ele  ajudava dando o que comer. 

Dona Odete morreu jovem, aos 54 anos, e Seu Zeca nunca mais se casou. 

Era  filósofo, psicólogo, amigos de todos que passavam na esquina  da Avenida Antônio Carlos Magalhães n° 1500 com a Travessa Aureliano Halla,  onde residia. Sempre tinha uma palavra amiga e também era autor de conhecidas  piadas. 

Era um homem atualizadíssimo com a vida política e econômica do país.  Acompanhava frequentemente as sessões do Congresso Nacional.

Seu Zeca, como era muito chamado, partiu em 14 de março de 2016, aos 94 (noventa e quatro) anos. Não era homem ambicioso nem apegado à matéria. Dizia sempre: “Vim ao mundo nu”.  Sua maior riqueza? Sete filhos, dezessete netos, dez bisnetos.  SERAFIM é nome de anjo, “os que estão mais perto de Deus”.  Zeca Serafim nos deixou um legado de amor, solidariedade, humildade e muita sabedoria.  

Hoje, em homenagem, José Serafim dá nome a linda praça revitalizada no bairro do Malhado. Lugar muito frequentado por moradores e estudantes.

zeca serafim ilheus
zeca serafim ilheus 1
]]>
https://www.portalilheus.com.br/coisa-nossa-conheca-a-historia-de-zeca-serafim-filosofo-popular-de-ilheus/feed/ 0 4950
Volta às aulas: psicóloga alerta para cuidados emocionais de alunos e professores https://www.portalilheus.com.br/volta-as-aulas-psicologa-alerta-para-cuidados-emocionais-de-alunos-e-professores/ https://www.portalilheus.com.br/volta-as-aulas-psicologa-alerta-para-cuidados-emocionais-de-alunos-e-professores/#respond Tue, 13 Oct 2020 11:10:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4686 O debate sobre a possibilidade da volta às aulas, em meio a uma grave pandemia, precisa ser entendido como algo muito além dos cuidados de higienização e protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Para a consultora educacional e psicóloga, Carla Jarlicht, é preciso dar maior atenção aos aspectos emocionais, tanto de professores quanto de alunos, estabelecendo uma nova estratégia que deverá surgir de um debate transparente entre todos os envolvidos: estabelecimentos, pais, alunos, professores, poder público e sociedade.

“Serão muitos os desafios. E vão dos aspectos estruturais e organizacionais da escola, que deverá atender aos protocolos, aos aspectos emocionais, que envolvem não só o acolhimento dos alunos como também o das famílias. Todos estão, em alguma medida, sensíveis a tudo que vem acontecendo e, de certa forma, inseguros, ansiosos e um tanto esperançosos com o que está por vir”, afirma Jarlicht.

Para Carla Jarlicht, retorno ao ensino presencial demandará do professor novas estratégias para a reinvenção tanto das relações afetivas quanto do trabalho pedagógico em si, repensando os projetos, de acordo com a avaliação diagnóstica dos alunos, contemplando novos encaminhamentos, além de outros combinados para a rotina, que será inteiramente diferente.

“Essa nova realidade será um grande desafio para todos na escola, sobretudo para os professores que são o porto seguro dos alunos, suas famílias e coordenação. Portanto, o acolhimento deve também se estender a eles. Gestores e coordenadores precisam estar abertos para ouvir esses profissionais nas suas demandas e trabalhar em parceria”

Carla lembra que a escola é um lugar de encontro. E que seria fundamental criar um espaço para diálogo transparente com as famílias e a comunidade para que, juntos, possam pensar sobre esse retorno às aulas e sobre como viabilizar a prática de tais protocolos.

“Discutir, ponderar, acalmar as angústias, alinhar as expectativas e planejar soluções possíveis. Mais do que nunca, num contexto como a de uma pandemia, precisamos pensar coletivamente, compartilhando a responsabilidade entre todos os envolvidos”, acrescenta a psicóloga.

A especialista destaca, citando o educador português José Pacheco, que “escola não é edifício; escolas são pessoas”.

“Sendo assim, para além de todos os cuidados de higienização, que são importantíssimos, temos que focar na saúde emocional de crianças e adultos. A situação vivida ainda é delicada sob muitos aspectos e, sobretudo, o aspecto emocional. Muitas e diversas foram as perdas, não podemos fechar os olhos para isso, não será possível continuar de onde havíamos parado, como se tudo tivesse sido um feriado prolongado”, resume Carla.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/volta-as-aulas-psicologa-alerta-para-cuidados-emocionais-de-alunos-e-professores/feed/ 0 4686
Economia aquecida: apesar da pandemia, Ilhéus registra novos postos de emprego https://www.portalilheus.com.br/economia-aquecida-apesar-da-pandemia-ilheus-registra-novos-postos-de-emprego/ https://www.portalilheus.com.br/economia-aquecida-apesar-da-pandemia-ilheus-registra-novos-postos-de-emprego/#respond Fri, 02 Oct 2020 11:40:21 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4943 Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) Ilhéus registrou saldo positivo na geração de postos de trabalho no município

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou dados que apontam um saldo positivo na geração de postos de trabalho no município de Ilhéus. Os dados são referentes ao mês de Agosto de 2020, e mostra pela primeira vez um crescimento um crescimento do setor desde o início da pandemia. Uma boa nova que faz Ilhéus se destacar na retomada econômica em todo o Estado da Bahia. Os números também são otimistas quanto ao aquecimento da economia do comércio local, que já embarca em uma nova crescente.

Os índices do mês de Agosto são realmente animadores. Foi criado um total de 105 novos postos de trabalho em toda a cidade. Vale lembrar, este saldo foi atingido mesmo levando-se em conta a suspensão da realização de shows e grandes eventos, o que faz do número ainda mais significativo. Uma notícia que permite vislumbrar um verão mais otimista, com o turismo aquecido na alta e rentável alta temporada da cidade.

empregos ilheus covid19 1
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

Muitos empreendimentos surgiram em Ilhéus durante a pandemia do novo coronavírus. Sobretudo no setor alimentício e construção civil. Um deles foi a rede de supermercados Mangostão, inaugurado na manhã desta quinta-feira (1º), no Malhado. “Acreditamos muito no potencial da cidade e no que está sendo feito. Temos empreendimentos em outros municípios e chegou a vez de Ilhéus. O nosso sonho era montar uma estrutura aqui e estamos concretizando hoje”, afirmou Agnaldo Andrade, sócio do Supermercado Mangostão.

Nos últimos dois anos, entre os principais empreendimentos atraídos para a cidade, estão: o Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado do Brasil, trazida após esforço da atual gestão. A vinda gerou mais de 400 empregos diretos. Também compõem o rol: Casa Fácil, grupo 10 & Cia, Cesta do Povo, Drogarias Ultra Popular, rede de farmácias Drogasil, Big Loja, Blend 73 e Lojas Guaibim e mais recente a loja SuperModa e as Farmácias Indiana, instaladas no Centro.

Dentre as que apostaram na vertente sul estão: FastSono Colchões; Vila 73, Vesúvio Praia, Restaurante Costa Sul, Cabana da Empada, Burger Cheff; Manero; Boteco do Sushi e mais uma unidade da Drogasil, no Pontal, bairro que abriga ainda o Polo Gastronômico. Vale ressaltar, ainda há empreendimentos em fase de licenciamento e outros em etapa de implantação, ligados ao setor imobiliário e ao comércio de produtos, supermercados e combustíveis.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/economia-aquecida-apesar-da-pandemia-ilheus-registra-novos-postos-de-emprego/feed/ 0 4943
BaianaSystem, Maria Bethânia, Mariene de Castro: Artistas baianos no Grammy 2020 https://www.portalilheus.com.br/baianasystem-maria-bethania-mariene-de-castro-artistas-baianos-no-grammy-2020/ https://www.portalilheus.com.br/baianasystem-maria-bethania-mariene-de-castro-artistas-baianos-no-grammy-2020/#respond Wed, 30 Sep 2020 09:50:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4933 Bahia se destaca nas indicações ao Grammy Latino 2020, dentre os nomes estão BaianaSystem, Majur, Virgínia Rodrigues, Mariene de Castro, além dos irmão Caetano Veloso e Maria Bethânia

A Bahia marca presença forte na premiação do Grammy Latino 2020. Entre os muitos nomes da terra que concorrem, estão consagrados como Maria Bethânia e o irmão Caetano Veloso. Revelações como Majur e BaianaSystem também concorrem ao prêmio. A Sambista Mariene de Castro concorre com a consagrada no axé baiano, Margarete Menezes. O anúncio foi feito através do site oficial da premiação, que divulgou os 53 grupos de indicados na manhã desta terça-feira (29), na qual constam ainda vários outros artistas baianos.

Algumas das indicações baianas foram devido a participações pra lá de especiais. A artista baiana Majur, que canta na faixa “AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte – Belchior)”, junto com Emicida e Pabllo Vittar, concorre a Melhor canção em língua portuguesa. BaianaSystem e Virgínia Rodrigues, que fazem participação em “Libertação”, de Elza Soares, disputam na mesma categoria.

Vale perceber a importância e diferencial que traz a participação de um artista, no caso em questão, atenção maior ao talento dos artistas baianos que se destacam de maneira evidente no cenário atual com suas novas propostas musicais e velhas apostas que nunca sairão de moda. Para aqueles que pensam que dá Bahia só sai Axé, está aí!

grammy bahia 2020 4

A Bahia está muito bem representada entre os indicados a Melhor álbum de samba/pagode, com “Mangueira – A Menina dos Meus Olhos”, de Maria Bethânia, e também na categoria Melhor álbum de MPB, com “Caetano Veloso & Ivan Sacerdote”, como propõe o título, uma parceria de Caetano Veloso com o carioca Ivan Sacerdote.

Outro destaque brasileiro é a indicação de Yamandu Costa e Caetano Brasil que foram indicados ao prêmio de Melhor álbum instrumental, além da cantora Céu que disputa melhor álbum de engenharia de gravação.

Veja todos os indicados:

Gravação do ano
“China” — Anuel AA, Daddy Yankee, Karol G
“Cuando Estés Aquí” — Pablo Alborán
“Vete” — Bad Bunny
“Solari Yacumenza” — Bajofondo Featuring Cuareim 1080
“Rojo” — J Balvin
“Tutu” — Camilo com Pedro Capó
“Lo Que En Ti Veo” — Kany García & Nahuel Pennisi
“Tusa” — Karol G & Nicki Minaj
“René” — Residente
“Contigo” — Alejandro Sanz

Álbum do ano
“YHLQMDLG” — Bad Bunny
“Oasis” — J Balvin & Bad Bunny
“Colores” — J Balvin
“Por Primera Vez” — Camilo
“Mesa para Dos” — Kany García
“Aire (Versión Día)” — Jesse & Joy
“Un Canto Por México, Vol. 1” — Natalia Lafourcade
“Pausa” — Ricky Martin
“La Conquista del Espacio” — Fito Páez
“Cumbiana” — Carlos Vives

Canção do ano
“ADMV” — Maluma
“Bonita” — Juanes & Sebastián Yatra
“Codo Con Codo” — Jorge Drexler
“El Mismo Aire” — Camilo
“For Sale” — Alejandro Sanz & Carlos Vives
“#ELMUNDOFUERA (Improvisación)” — Alejandro Sanz
“Lo Que En Ti Veo” — Kany García & Nahuel Pennisi
“René” — Residente
“Tiburones” — Ricky Martin
“Tusa” — Karol G & Nicki Minaj
“Tutu” — Camilo com Pedro Capóhttps://50147d9a14a04d75edefb37eb5c61557.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Melhor artista revelação
Anuel AA
Rauw Alejandro
Mike Bahía
Cazzu
Conociendo Rusia
Soy Emilia
Kurt
Nicki Nicole
Nathy Peluso
Pitizion
Wos

Melhor canção “urban”
“Adicto” – Tainy, Anuel AA e Ozuna
“Muchacha” – Gente De Zona e Becky G
“Rave de Favela” – MC Lan, Anitta, BEAM e Major Lazer
“Rojo” – J Balvin
“Yo x Ti, Tu x Mi” – Rosalía & Ozuna

Melhor álbum instrumental
“Plays Daniel Figueiredo” — Leo Amuedo
“Cartografias” — Caetano Brasil
“Sotavento” — Compasses
“Festejo” — Yamandu Costa com Marcelo Jiran
“Terra” — Daniel Minimalia

Melhor canção em língua portuguesa
“A Tal Canção Pra Lua (Microfonado)” — Vitor Kley & Samuel Rosa
“Abricó-De-Macaco” — João Bosco
“AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte – Belchior)” — Emicida com Majur & Pabllo Vittar
“Libertação” — Elza Soares & BaianaSystem com Virgínia Rodrigues
“Pardo” — Céu

Melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa
“N” — AnaVitória
“Enquanto Estamos Distantes” — As Bahias e a Cozinha Mineira
“APKÁ!” — Céu
“Guaia” — Marcelo Jeneci
“Eu” — Melim

Melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa
“AmarElo” — Emicida
“Little Electric Chicken Heart” — Ana Frango Elétrico
“Letrux aos Prantos” — Letrux
“Universo do Canto Falado” — Rapadura
“Na Mão as Flores” — Suricato

Melhor álbum de samba/pagode
“Mangueira – A Menina dos Meus Olhos” — Maria Bethânia
“Martinho 8.0 – Bandeira da Fé: Um Concerto Pop-Clássico (Ao Vivo)” — Martinho da Vila
“Samba Jazz, de Raiz, Cláudio Jorge 70” — Cláudio Jorge
“Fazendo Samba” — Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
“Mais Feliz” — Zeca Pagodinho

Melhor álbum de MPB
“O Amor no Caos Volume 2” — Zeca Baleiro
“Belo Horizonte” — Toninho Horta & Orquestra Fantasma
“Bloco na Rua” — Ney Matogrosso
“Planeta Fome” — Elza Soares
“Caetano Veloso & Ivan Sacerdote” — Caetano Veloso & Ivan Sacerdote

Melhor álbum de músicas sertaneja
“#IssoÉChurrasco (Ao Vivo)” Fernando & Sorocaba
“Origens [Ao Vivo em Sete Lagoas, Brazil / 2019]” — Paula Fernandes
“Livre Vol. 1” — Lauana Prado
“Churrasco do Teló Vol. 2” — Michel Teló
“Por Mais Beijos Ao Vivo (Ao Vivo)” — Zé Neto & Cristiano

Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa
“Veia Nordestina” — Mariana Aydar
“Aqui Está-se Sossegado” — Camané & Mário Laginha
“Acaso Casa Ao Vivo” — Mariene De Castro e Almério
“Targino Sem Limites” — Targino Gondim
“Obatalá – Uma Homenagem a Mãe Carmen” — Grupo Ofa
“Autêntica” — Margareth Menezes

Melhor álbum de música cristã (língua portuguesa)
“Catarse: Lado A” — Daniela Araújo
“Reino” — Aline Barros
“Profundo” — Ministério Mergulhar
“Maria Passa à Frente” — Padre Marcelo Rossi
“Memórias II (Ao Vivo em Belo Horizonte / 2019)” — Eli Soares

Melhor álbum de engenharia de gravação
“Aire (Versión Día)” — Jesse & Joy
“APKÁ!” — Céu
“Quimera” —Alba Reche
“Sublime” — Alex Cuba
“3:33” — Debi Nova

]]>
https://www.portalilheus.com.br/baianasystem-maria-bethania-mariene-de-castro-artistas-baianos-no-grammy-2020/feed/ 0 4933
Terminal Rodoviário volta a funcionar em Ilhéus, e em mais 417 municípios https://www.portalilheus.com.br/terminal-rodoviario-volta-a-funcionar-em-ilheus-e-em-mais-417-municipios/ https://www.portalilheus.com.br/terminal-rodoviario-volta-a-funcionar-em-ilheus-e-em-mais-417-municipios/#respond Wed, 30 Sep 2020 09:42:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4940 Com liberação autorizada pelo Governo Estadual, Terminal Rodoviário de Ilhéus volta a operar atendendo as medidas de segurança contra o novo coronavírus

Anunciado pelo Governo do Estado, na última sexta feira, 25, a rodoviária de Ilhéus, atendendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pela OMS – Organização Mundial de Saúde volta a funcionar. Além de Ilhéus, a decisão da liberação do transporte público intermunicipal vai beneficiar outras cidades do Sul, extremo sul e sudoeste baiano.

A decisão foi publicada na edição de sábado, 26, do diário oficial, e começou a valer a partir da última segunda, dia 28, e tem validade por tempo indeterminado. Ao todo serão 417 municípios baianos que terão a liberação do transporte coletivo, retomando as atividades nos respectivos terminas rodoviários de cada cidade. Os demais municípios, que somam 303, já haviam sido beneficiados anteriormente com a liberação desde o dia 14 de setembro.

O fechamento dos terminais rodoviários foi uma medida extrema, porém necessária, para  conter a contaminação e o avanço do novo coronavírus na população baiana. A autorização para retorno do transporte coletivo intermunicipal foi concedida por causa da redução dos casos de contaminação pela doença e desocupação dos leitos nas regiões. Porém o cuidado deve ser redobrado. Segundo informação do próprio governo estadual, caso os índices de contaminação voltem a subir, a medida pode ser revogada.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/terminal-rodoviario-volta-a-funcionar-em-ilheus-e-em-mais-417-municipios/feed/ 0 4940
Liberado: Música ao vivo de volta aos bares e restaurantes de Ilhéus https://www.portalilheus.com.br/liberado-musica-ao-vivo-de-volta-aos-bares-e-restaurantes-de-ilheus/ https://www.portalilheus.com.br/liberado-musica-ao-vivo-de-volta-aos-bares-e-restaurantes-de-ilheus/#respond Tue, 29 Sep 2020 10:50:27 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4925 Novo Decreto publicado pelo Município de Ilhéus autoriza o retorno da música ao vivo em bares e restaurantes na Cidade, porém com restrições e multa

Em novo Decreto publicado pelo Município de Ilhéus, na noite da última segunda-feira, 28, autoriza música ao vivo em bares e restaurantes da cidade, porém respeitando as regras sanitárias e de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, Secretaria de Saúde e à algumas medidas específicas. O novo decreto também liberou a prática de esportes coletivos para idosos e crianças em ambientes externos e academia. 

Porém há restrições. Bares e restaurantes interessados em oferecer atividade musical ao vivo para seus clientes, devem solicitar com uma antecedência de 5 dias ao exercício musical, junto à Secretaria de Meio Ambiente, autorização para a utilização do som com assinatura do termo de compromisso e responsabilidade. 

Todos os músicos devem manter um distanciamento mínimo de 1,5 m, fazer o uso obrigatório da máscara de proteção, exceto para o(a) cantor(a) e músicos que usam instrumentos de sopro. Também devem ser garantidas a higienização e desinfecção dos instrumentos e superfícies do palco ou local onde os músicos forem se apresentar; a disponibilização de álcool em gel para os músicos; distanciamento mínimo de 3 m entre o local de apresentação e as mesas dos consumidores; e instalar e manter barreira física (fita, faixa ou similar) na frente do local da apresentação. 

Está proibido o contato físico entre músicos e consumidores, o uso de espaço para dança e aglomeração de pessoas e atividades musicais em espaços fechados sem ventilação natural.

Em caso de descumprimento, o estabelecimento pode ser multado no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

]]>
https://www.portalilheus.com.br/liberado-musica-ao-vivo-de-volta-aos-bares-e-restaurantes-de-ilheus/feed/ 0 4925
TPI: A reinvenção da Cultura em Ilhéus em tempos de Pandemia https://www.portalilheus.com.br/tpi-a-reinvencao-da-cultura-em-ilheus-em-tempos-de-pandemia/ https://www.portalilheus.com.br/tpi-a-reinvencao-da-cultura-em-ilheus-em-tempos-de-pandemia/#respond Sun, 27 Sep 2020 09:44:00 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4920 Levando o Teatro até o público de forma remota, o Teatro Popular de Ilhéus e seus artistas e produtores se reinventam para não deixar a Cultura de Ilhéus parar

O Teatro Popular de Ilhéus desde sua fundação, há 25 anos, vem fomentando a Cultura na Cidade de Ilhéus. Sempre teve forte representatividade na classe trabalhadora, seja nas temáticas de suas peças, ou mesmo em ações realizadas que sempre deixaram claro esse princípio. Outro Valor muito prezado pela trupe é a visibilidade das minorias, muitas vezes emprestando “seus palcos” para dar voz a essas lutas. Durante esses anos de história, todo o trabalho e dedicação da Companhia, para além de entreter o público, sempre foi – e ainda é – um importante trabalho de conscientização política e social, sobretudo na sociedade ilheense. Um exemplo claro é o espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um Prefeito”, que foi criado em 2006 como um posicionamento do Teatro Popular de Ilhéus diante dos escândalos políticos ocorridos na cidade, e sua repercussão contribuiu diretamente para a mobilização da população ilheense contra o então prefeito. Quatorze anos de sua estreia, a obra tão bem traçada, permanece atual, afinal a fictícia Ilha Bela, cenário onde ocorre a má gestão de um governante, que acaba o levando a ser deposto, poderia muito bem representar muitas cidades brasileiras por aí a fora.

Com o advento da chegada do novo coronavírus, acabou trazendo uma necessária adaptação dentro de novas e restritas condições em toda a nossa Sociedade, aliás, no Mundo. Muitos setores precisaram se reinventar. Em pesquisa publicada pelo Ministério da Economia, aponta o setor da Cultura como o mais afetado pela pandemia em todo o Brasil. Ou seja, se não é para parar, se houve um setor que precisou se reinventar, foi a Cultura. E em Ilhéus, foi exatamente o que o Teatro Popular de Ilhéus fez.

O aclamado espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um Prefeito” ganhou nova versão inteiramente virtual, passando a se chamar “Teodorico Majestade: a última Live de um Prefeito”, levando o teatro ao público de forma remota durante a pandemia do Covid-19. E a nova aposta foi certeira, um sucesso que já completou 2 temporadas de casa cheia, mesmo em ambiente virtual.

A comédia recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2008, e já rodou diversas cidades do interior da Bahia e na capital do estado, além de ter se apresentado em palcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Alagoas e Pernambuco. Participou, a convite da Cooperativa Paulista de Teatro, da VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo em 2011. Além disso, ainda participou de festivais como o Festival de Curitiba (2012), Festival Recife do Teatro Nacional (2016), Festival de Teatro da Caatinga (2018) e em diversas edições do Filte Bahia. Alcançou as terras europeias e se apresentou em julho de 2019 durante o Sommerwerft Theater Festival 2019, na cidade alemã de Frankfurt. Adentrando a área do audiovisual, em 2011 o espetáculo se tornou tema de documentário que, dirigido por Elson Rosário, foi selecionado para um edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

É o teatro e seus novos formatos. São os artistas se adaptando com novos palcos. Plateia se habituando a novas sensações. É de fato, a Cultura resistindo, seguindo em frente e acontecendo independente das adversidades que possam aparecer.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/tpi-a-reinvencao-da-cultura-em-ilheus-em-tempos-de-pandemia/feed/ 0 4920
Líder indígena vence o disputado “Juca Pato”, homenagem da União Brasileira de Escritores https://www.portalilheus.com.br/lider-indigena-vence-o-disputado-juca-pato-homenagem-da-uniao-brasileira-de-escritores/ https://www.portalilheus.com.br/lider-indigena-vence-o-disputado-juca-pato-homenagem-da-uniao-brasileira-de-escritores/#respond Thu, 24 Sep 2020 15:59:01 +0000 https://www.portalilheus.com.br/?p=4907 Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Maria Valéria Ribeiro concorreram junto ao Indígena e Ambientalista Ailton Krenak, que ganhou homenagem como “Intelectual do Ano”

Após votação realizada entre os sócios da UBE, Ailton Krenak foi escolhido para receber o Troféu Juca Pato, homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos. Em 2019, Krenak publicou o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, pela editora Companhia das Letras.

Foram 54 indicados de todas as regiões do Brasil. Dentre os indicados, a entidade selecionou os escritores Ailton Krenak, Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Maria Valéria Ribeiro para concorrer ao troféu.

A entrega do Troféu Juca Pato está prevista para ser realizada no mês de dezembro, em local ainda a ser definido.

O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Belmonte (pseudônimo de Benedito Carneiro Bastos Barreto – 1896/1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.

Sobre Ailton Krenak

Ailton Alves Lacerda Krenak, conhecido no Brasil e no mundo como Ailton Krenak, nasceu em 1953 no estado de Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce. Aos dezessete anos de idade, mudou-se com sua família para o estado do Paraná, onde se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Ativo militante e um dos líderes brasileiros da causa indígena há várias décadas, Krenak preocupa-se com o maior desastre socioambiental da História do Brasil, ocorrido em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana (MG). Considera ter sido um erro irreparável. Nele se perdeu tudo guardado na memória dos antigos povos que lá habitavam. Muitos ficaram prejudicados pelo fato de o desastre ter atingido o Rio Doce que passa no Leste Mineiro. Lá as tribos indígenas residiam e usavam o rio para além da pesca.

]]>
https://www.portalilheus.com.br/lider-indigena-vence-o-disputado-juca-pato-homenagem-da-uniao-brasileira-de-escritores/feed/ 0 4907