Em novas análises, Estado da Bahia emite alerta para a detecção da nova variante do coronavírus em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus
Em comunicado emitido na última quarta-feira, dia 24, o Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Virus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz – RJ) notificaram em amostras de paciente notificados em novas cidades do Estado da Bahia. São elas, Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus.
A variante P1 é considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro.
Até terça-feira, 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia.
Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, llheus, Irece, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas, Salvador e Santa Luz.
Diante do exposto, ressaltamos a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle do covid-19, como utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clínico/testagem e realizar isolamento.