Protocolo e cuidados para uma votação segura em tempos de pandemia
No próximo dia 15 de novembro o ilheense vai escolher os candidatos a prefeito e também a vereador para os próximos quatro anos, nas eleições municipais 2020. Nesse ano as eleições serão marcadas por algumas mudanças devido à pandemia do coronavírus. O Tribunal Superior Eleitoral desenvolveu, em parceria com o Hospital Albert Einstein, Fundação Oswaldo Cruz e o Hospital Sírio Libanês, o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais 2020. É muito importante estar atento às regras para não haver surpresa no dia da votação, e, sobretudo colaborar com a prevenção e a não proliferação da Covid 19 na cidade.
Algumas medidas serão tomadas para reduzir e até mesmo, dependendo da viabilidade, evitar as possíveis aglomerações, no intuito de conter a proliferação do vírus. Uma das novidades é a extensão do horário de votação, que este ano vai acontecer a partir das 7 horas da manhã e vai até às 17h. Mas vale lembrar, não deixe para a última hora. Além de outras medidas também estão o uso obrigatório de máscara nas seções eleitorais, protetores faciais para mesários e presença de álcool em gel nos locais de votação, que deverá ser usado antes e depois de tocar as teclas para confirmar seu voto.
O QUE LEVAR NO DIA DA VOTAÇÃO?
Antes de tudo, a máscara é um objeto imprescindível no dia da votação. Sem dúvida um dos principais instrumentos contra o coronavírus, e providencial para a realização do pleito em 2020. A recomendação do TSE é que o eleitor ponha máscara ao sair de casa e permaneça com a mesma durante todo o tempo. Já nos locais de votação não é recomendação, é regra. O uso da máscara é obrigatório durante todo o processo de votação. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que necessite a retirada da máscara.
Também é muito importante levar os documentos básicos para a votação. Esteja em mãos com o título de eleitor e o um documento de identificação válido, de preferência a identidade. Se possível for, outra recomendação para o dia da votação, é que cada eleitor leve sua caneta para a assinatura no caderno de presença. A medida reduz o risco, evitando o compartilhamento de objetos. Ainda assim, haverá canetas nas seções eleitorais para qualquer eventualidade, e deverá ser higienizada com álcool antes e depois do uso. O TSE também recomenda que se leve a famosa “cola eleitoral”. Um papel com os nomes e números dos candidatos que irá votar. A “cola eleitoral” ajuda a não esquecer os números dos candidatos pretendidos, e acelera o ritmo da votação. É permitido! O Jornal Portal Ilhéus preparou uma modelo para você leitor recortar, preencher e levar do dia da votação.

Outra recomendação importante é respeitar o distanciamento mínimo social de 1 metro em relação à outra pessoa. As filas, mesmo que rápidas, as vezes são inevitáveis no dia da votação, o que faz com que o cuidado aumento nesse quesito. Caso seja necessário, solicite a pessoa ao seu lado que também respeite o distanciamento. É um bem comum. Além disso, devem-se evitar cumprimentos caso encontre algum conhecido, o que é comum, também recomenda se que a votação seja rápida, ou seja, não permanecer nos locais da votação por mais tempo que necessário. Veja mais dicas quanto novo protocolo para as eleições 2020 seguindo o Plano Sanitário para conter a proliferação do coronovírus na sociedade.