Com a participação da Ilheense Laís Marques, a Fundação Cultural do Estado da Bahia realiza nos dias 4 e 5 de dezembro o webinário “Cultura que Movimenta”
Laís Marques, cantora e compositora do litoral sul baiano, chega na capital e compõe a line up do evento Cultura que movimenta, um webnário que combina master class e shows musicais. Nesta ocasião, Laís Marques se une a Pedro Pondé para um dos shows de encerramento do evento. Esta parceria foi consolidada com a canção A chave, composição lançada em maio deste ano de 2020, numa parceria entre os artistas.

O evento virtual inicia no dia 4 com os webinários “Tecnologias sociais e redes colaborativas para desenvolvimento/fortalecimento da cena artística e musical”, com Fernando Mariano; e “Ecossistema da música pós-pandemia: novos formatos de projetos, hábitos de consumo e economia criativa”, com Raína Biriba. Ainda na sexta-feira, após a transmissão do webinário, a cantora baiana Larissa Luz apresenta live show com o artista convidado Hiran.
No sábado (5) a programação segue com as temáticas “O profissional da música no pós-pandemia” com Pedro Itan; e “Produção audiovisual na música aliada à construção de narrativas digitais”, com Edvaldo Neto. Após a programação, será transmitida live show do cantor baiano Pedro Pondé, que convida cantora Laís Marques para subir ao palco. As live shows serão transmitidas no Youtube da Funceb.
“O Cultura que Movimenta é um projeto estratégico para consolidação da política pública voltada para as artes e de importância inestimável para a cadeia da música do Estado, uma vez que estará desenvolvendo um conjunto de ações focadas na difusão e qualificação de profissionais na digitalização de processos da música. Tudo isso através de um evento virtual composto por quatro webinários e duas lives shows”, destaca o coordenador de Música da Funceb, Ricardo Rosa.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia realiza nos dias 4 e 5 de dezembro o webinário “Cultura que Movimenta” com a temática “Os desafios da Música no mundo pós-pandêmico”. A ação busca apoiar e orientar profissionais desta cadeia produtiva a adequar suas atividades para o ambiente digital.
Mentorias
Entre os dias 7 e 17 de dezembro acontecerão as mentorias online, com duração de uma hora, para um público de até 50 pessoas que desejam receber apoio técnico para adequar suas atividades para ambientes digitais. As turmas serão preenchidas por ordem de inscrição e levará em conta o critério de territorialização, com a presença de pelo menos um participante de cada um dos 27 territórios de identidade do estado. Cada webinário se desdobrará em duas sessões de mentoria, com a mesma temática.
Interessados em participar dos webinários Cultura que Movimenta precisam se inscrever até uma hora antes do início do evento no dia 4 de dezembro, através www.culturaquemovimenta.com.br. Os conteúdos serão transmitidos através da plataforma Zoom, terão duração mínima de 50 minutos e posteriormente serão disponibilizados integralmente no canal da Funceb no Youtube.
Serviço:
Cultura que Movimenta – Os desafios da Música no mundo pós-pandêmico
Webinários e live shows: 4 e 5 de dezembro de 2020, das 15h às 18h
Mentorias: 7 a 17 de dezembro de 2020
Inscrições: até às 14h do dia 4 de dezembro, através do www.culturaquemovimenta.com.br
Evento Gratuito
Programação:
4 de dezembro
15h – Tecnologias sociais e redes colaborativas para desenvolvimento/fortalecimento da cena artística e música, com Fernando Mariano (mentoria nos dias 10 e 17/12)
16h – Ecossistema da música pós-pandemia: novos formatos de projetos, hábitos de consumo e economia criativa, com Raína Biriba (mentoria nos dias 8 e 15/12)
17h – Live show de Larissa Luz com participação de Hiran
5 de dezembro
15h – O profissional da música no pós-pandemia, com Petro Itan (mentoria nos dias 9 e 16/12)
16h – Produção audiovisual na música aliada a construção de narrativas digitais, com Edvaldo Neto (mentoria nos dias 7 e 14/12)
17h – Live show de Pedro Pondé com participação de Laís Marques
Saiba mais sobre a artista Laís Marques:
Mulher preta, interseccional, nascida em Ilhéus, está no cenário musical há 16 anos. A cantora e compositora sul baiana é também produtora cultural e idealizadora do projeto Na Sala, que propõe shows acústicos autorais em espaços alternativos. A artista tem em sua obra 1 disco e 2 singles lançados disponíveis nas plataformas digitais, sendo eles: Ep MiMiMi (2015), Primavera (2017), A chave feat Pedro Pondé (2020) e Alerta (2020) que foi lançada junto ao videoclipe neste setembro amarelo, que aborda questões sobre saúde emocional. Nos últimos anos também ganhou destaque nos festivais de música, entre seus prêmios o mais recente é o de melhor intérprete de 2019 no mais importante festival de música do Brasil, o FENAC. Para 2021 a cantautora prepara um novo EP que será gravado após a pandemia envolvendo o tema autoamor.
