Um número alto de encalhes de animeis marinhos no litoral Sul de Ilhéus tem chamado a atenção, sobretudo a quantidade de tartarugas marinhas, muitas vezes machucadas
No último sábado, 05, mais uma tartaruga marinha foi resgatada encalhada com ferimentos e uma linha de rede de pesca presa em seu casco, desta vez, na praia do Jari, litoral Sul de Ilhéus. Infelizmente a tartaruga não resistiu ao encalhe.
De acordo com informações de biólogos do Projeto (A)mar, se tratava de uma tartaruga de pente fêmea, já adulta, com aproximadamente 1m20cm, e mais ou menos 70 kg. Foi identificada uma linha de pesca na nadadeira da tartaruga, o que provavelmente gerou dificuldade em sua locomoção na hora de nadar, levando ao encalhe do animal.
O Projeto (A)mar diagnosticou, de acordo com os achados patológicos na carcaça da tartaruga, que a causa da morte, de fato, foi o encalhe incidental em rede de pesca.
Só no ano de 2020, já são 135 animais marinhos encalhados no litoral sul da Bahia, com grande concentração nas praias de Ilhéus. As tartarugas estão em maior número. As causas são diversas, mas na maioria das vezes vem pelo excesso de lixo no mar. Plásticos, resto de embalagens, pedações de linha, latinha, garrafas pet, são alguns dos resíduos que machucam e acabam levando o animal ao encalhe, ou até mesmo a morte em alto mar com a ingestão de algum desses materiais.
A atenção precisa ser redobrada. Desses 135 encalhes, 110 vieram a óbito.
No mês de outubro será a abertura oficial da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas 2020/2021 no sul da Bahia.
Sobre o Projeto (A)mar
O Projeto (A)mar faz um belo trabalho na região Sul da Bahia, com esforços e investimentos no monitoramento e preservação do mar e sua vida marinha.
Saiba mais sobre o Projeto: https://www.projetoamarba.org/