Praia do Sul, Praia do Norte, praia dentro da cidade, com cabana, deserta… Ilhéus tem praia para todos os gostos e todos os tipos de programa
O que fazer em Ilhéus? Praia é, sem dúvida, uma das melhores pedidas na Princesinha do Sul. Um programa certo para curtir com a família, em casal, ou até mesmo sozinho. Ilhéus oferece praias para todos os gostos.
Com cabana ou deserta? Para passar o dia, ou apenas um mergulho? Beber ou comer? Ou os dois? Casal ou levar a família? Ilhéus oferece uma variedade de praias, cada uma com suas características e entretenimento. Vamos falar um pouco de cada uma.
Praia do Sul
A Praia do Sul tem orla extensa, areia firme e muitas cabanas de praia que disponibilizam estrutura e boa comida. O visual é muito bonito com algumas pedras e recifes. A praia é movimentada, muitos banhistas, alguns esportistas caminhando ou andando de bicicleta e muitos ambulantes ofertando seus produtos.
Como chegar na Praia do Sul.
Curiosidade: Em maré baixa, os recifes contemplam lindas piscinas naturais.
Dicas: Uma boa escolha é ficar sentado nas piscinas naturais pegando um sol. Ou então uma boa caminhada nas areias firmes da praia.
Praia dos Milionários
Situada no Sul da Cidade, na Rod. Ilhéus/Olivença (Km 2.5), a Praia dos Milionários é bem extensa e agrega um grande número de cabanas de praia. Estrutura de mesa, cadeiras e guarda-sol além da boa comida regional oferecida, fazem desta uma ótima opção para passar o dia com a família. Há vagas para estacionar e fica em média 17km do Centro da Cidade.
Como chegar na Praia dos Milionários.
(coloque sua localização e veja como chegar até a Praia dos Milionários)
Curiosidade: A praia recebe esse nome pois no passado os casarões dos barões do café ocupavas sua extensa orla.
Dicas: A Cabana Guarany oferece acarajé quentinho aos finais de semana. Se gosta de Rock, a pedida é a Cabana do Papai.
Praia Back Door
A praia Back Dor é um pouco mais distante, situada no distrito de Olivença, e talvez esteja entre as praias mais selvagens da Cidade. O visual é lindo, ondas fortes, areia grossa e rodeada de rochas. É ideal para a prática do surf, inclusive a praia recebe alguns campeonatos do esporte. Não há estrutura de cabana de praia.
Como chegar na Praia Back Door.
Curiosidade: Em maré baixa formam-se deliciosas piscinas naturais.
Dica: Se é surfista, não pode deixar de conhecer!
Praia do Cururupe
A Praia do Cururupe, também no lado Sul da Cidade, fica na Rod. Ilhéus/Olivença. Conta com algumas cabanas de praia, em especial a Cabana do Cais. A praia recebe este nome pois o Rio Cururupe desemboca nela, permitindo aos banhistas o banho de mar ou de rio. Há vagas para veículos e também é uma ótima opção para crianças e família.
Como chegar na Praia do Cururupe.
Curiosidade: Historicamente a Praia do Cururupe foi cenário de uma dos maior massacres indígenas das Américas, em 1559. Lembrados e homenageados até os dias de hoje.
Dicas: Na maré baixa dá para se banhar no encontro das águas do Rio Cururupe com o Mar, água doce e água salgada ao mesmo tempo. Um banho de natureza.
Praia de Batuba (ou Batuba Beach)
Situada no distrito de Olivença, a praia é rustica com areia escura e mar agitado, ideal para a prática do surf. Porém conta com algumas cabanas, entre elas a famosa Batuba Beach, que oferecem estrutura de mesa e guarda-sois, além de um bonito jardim. O visual é lindo. També há estrutura na areia para a prática de vôley e futebol.
Como chegar na Praia de Batuba.
Curiosidade: Na praia, em uma pedra, há uma escultura de sereia que parece estar olhando para quem está na areia.
Dica: No Verão rolam shows com grandes artistas na Cabana Batuba Beach que movimentam a cidade toda. Vale conferir!
Praia dos Milagres (ou Praia Cai n’água)
Também no Distrito de Olivença, é uma praia de fácil acesso, com vagas para carro e alguns quiosques com pequena estrutura. É uma praia com ondas e cercada de rochas, muito procurada por surfistas.
Como chegar na Praia dos Milagres.
Curiosidade: No lado direito da praia tem um altar erguido com algumas imagens, o que dá a praia um ar de mistério e ao mesmo tempo tranquilidade.
Dicas: Aos banhistas, muito cuidado com as correntezas para não ser levado, sem perceber, para o lado das pedras.
Praia do Jairi
Localizada no distrito de Olivença, a Pria do Jairi é ideal para quem procura tranquilidade. O acesso é por um estradinha de casas e cabanas rústicas, que de longe já se pode avistar o mar. Uma enorme extensão de areia, águas claras, misturado com o verde tornam a paisagem linda. Poucas cabanas de praia, que junto com o ponto de pesca que há na praia, servem comida regional boa e fresca.
Como chegar na Praia do Jairi.
Curiosidade: A Praia do Jairi é um famoso ponto de pesca da região, o que faz com que as cabanas, apesar de simples, sirvam comida regional de muita qualidade. O peixe frito é excelente pedida.
Dicas: Em maré cheia pode haver correnteza e ondas fortes. Todo cuidado é pouco.
Praia do Marciano
É uma praia urbanizada localizada a 4km do Centro (sentido Norte). Conta com um extenso calçadão para caminhada e área de lazer.
Como chegar na Praia do Marciano.
Curiosidade: No fim da praia, em uma pedra, em meio as ondas, tem uma escultura dourada de uma sereia.
Dicas: A praia possui areia batida que é boa para caminhadas e corridas.
Praia do São Miguel
Também chamada de Praia da Barra, fica próxima da Praia do Marciano. Tem águas calmas e uma curta faixa de areia recheada de coqueiro que fazem boas sombras para um descanso.
Como chegar na Praia do São Miguel.
Curiosidade: A praia contempla a Vila de Pescadores São Miguel, que dá nome a praia.
Dicas: Uma ótima oportunidade para valorizar a economia local dos pescadores e comprar bons frutos do mar, como camarões e peixes.
Praia do Norte
Uma praia com quase 50km de extensão, uma infinidade de coqueiros contrastando com o azul do mar e as areias brancas formam um visual lindo. Sua extensão também contempla boa parte de Mata Atlântica preservada. Ao longo, há algumas cabanas de praia, e também pontos mais desertos que dão a praia um as selvagem.
Como chegar a Praia do Norte.
Curiosidade: A praia boa para a prática da pesca, sendo um ponto alto para peixes como tainhas, robalos e carapebas.
Dicas: O extenso litoral faz a praia parecer não ter fim, excelente para um caminhada ou até mesmo uma boa pedalada.
Praia da Avenida
Localizada na Avenida Soares Lopes, a praia fica no Centro da Cidade. Conta com um calçadão movimentado dia e noite, com restaurantes, quiosques, quadras para a prática de esportes e no verão recebe feiras, circo e parque de diversão. No calçadão destaque para o Teatro Popular de Ilhéus (a tenda) e para o Centro de Convenções da Cidade, no final da orla.
Como chegar na Praia da Avenida.
Curiosidade: A Praia da Avenida contemplava grandes dunas de areia, que desapareceram com a construção do novo porto da Cidade.
Dicas: Bom para curtir a noite. Assistir uma peça no Teatro Popular de Ilhéus. Um bom lanche na Praça Castro Alvez (ou Prç. da Irene). Ou mesmo curtir um cinema no Cine Santa Clara.
Praia do Cristo
No Centro da Cidade, é uma praia charmosa, e recebe esse nome pois tem uma escultura de Cristo logo na entrada. Sem ondas, suas águas são uma mistura do Oceano com as águas do Rio Cachoeira. Ótima pedida para ir com crianças fazer um passeio de caiaque, inclusive há aluguel no local. Barracas simples oferecem na areia boa estrutura de mesa e cadeira, além do vai e vem de ambulantes ofertando acarajés, salgadinhos, queijo coalho e até bata frita. Prato cheio!
Como chegar na Praia do Cristo.
Curiosidade: Quando a correnteza vem do oceano, a água da praia fica mais salgada e mais clara, quando vindas do Rio Cachoeira a água é mais doce e escura.
Dicas: Na Barraca do Badaca, um senhor bem simpático, alugue um caiaque ou um stand up, e aproveite um bom passeio pelas águas da Baía do Pontal.
Praia da Concha
Com mais ou menos 100m de extensão, a Praia da Concha fica no Pé do Morro de Pernambuco, virada para o oceano. Um ar de praia selvagem, dita por alguns como uma das mais bonitas. Suas águas são claras e com ondas tranquilas. Há apenas um simples quiosque que serve um delicioso pastel e oferece algumas mesas e cadeiras. Seu acesso é subindo o Morro, e há vagas no local. Vale o passeio!
Como chegar na Praia da Concha.
Curiosidade: No lado esquerdo da praia, seguindo pelas pedras, tem uma pequena praia deserta e selvagem, perfeita para relaxar e ficar mais a vontade.
Dicas: Quando a maré está cheia, no canto direito da praia, forma-se uma piscina natural convidativa. As crianças adoram. Outra dica é levar dinheiro vivo caso queira consumir alguma coisa, nem sempre o quiosque aceita cartão.
Sentiu falta de alguma praia? Alguma que não está aqui? Deixe nos comentários.