“Onde investir?”, deveria ter outro fator provocador, mais importante que o próprio dinheiro: a qualidade de vida
Tá ai uma pergunta que escuto com frequência. Na verdade, se eu soubesse em qual produto financeiro investir, para ter lucros exorbitantes, eu mesmo já teria acumulado muito dinheiro, o que não é o caso. Mas a pergunta “onde investir?”, deveria ter outro fator provocador, mais importante que o próprio dinheiro: a qualidade de vida.
Sim, a busca constante por qualidade de vida, é que deveria orientar os nossos investimentos e não o acúmulo de coisas e grana. Grana esta, que muitas vezes não pode ser usada por quem a juntou, porque a pessoa adoeceu no período de acúmulo. Inclusive, tá aí um distinção importante: nem todo acúmulo é um investimento.
Acumular coisas, inclusive dinheiro, sem um objetivo claro, é um hábito patológico e não cabe a mim aqui, escrever sobre isso, porque não sou profissional da área. Mas o que sabemos entre tantas reportagens, artigos científicos e muitos outros materiais de estudos e divulgações, é que juntar coisas, apenas por juntar, pode sim ser uma doença.
Todo investimento precisa ter um por que. E todo por que precisa ser relevante para você, a ponto de contribuir para a manutenção ou melhoria da sua qualidade de vida. Seja uma viagem sonhada, um carro, moto, casa, ou mesmo a sua aposentadoria, os seus objetivos não podem ser relegados à própria sorte. Escreva, saiba quanto custará, determine estratégias e invista.
É preciso que saibamos onde aplicaremos nosso tempo, a nossa energia e o nosso dinheiro. Esses itens preciosos na vida de cada um de nós, podem ser aplicados em três frentes, que podem acontecer, juntas ou não, na sua vida: saúde, educação e segurança. Caso você ainda não possua o item “dinheiro” pelo menos os itens “tempo” e “energia” são comuns a todos os seres humanos agraciados com saúde.
![Colunista │ ONDE INVESTIR? [por Fabrício Longuinhos] onde investir fabricio longuinhos](https://www.portalilheus.com.br/wp-content/uploads/2021/06/onde-investir-fabricio-longuinhos.jpg)
Invista primeiro em saúde, e mantenha este investimento durante todos os dias da sua vida. Sem saúde, de pouco adiantará a sua empresa ter sucesso, você passar em um concurso excelente, ou mesmo suas ações na B3 (antiga BOVESPA) renderem bons dividendos. Previna-se, isso vai evitar que você sofra e ainda vai sair mais barato financeiramente.
Com saúde em dia, invista pesadamente em conhecimento, inclusive, matriculando-se em algum curso do seu interesse, mas invista em conhecer o mundo que cabe dentro da escola que você inventar para você mesmo. Conheça e converse com pessoas mais experientes, leia muito e sempre, escute, observe e mate as suas curiosidades. Aprender é isso! As vezes totalmente de graça!
Por fim, e tão importante, porém, nem tanto urgente como saúde e educação, invista na sua segurança. Investir em segurança é investir em patrimônio. Compre produtos financeiros, como ações de boas empresas, ou abra a sua empresa. Faça investimentos em fundos imobiliários ou na conservadora renda fixa. Cada um tem a sua estratégia, que precisa ser associada ao objetivo de vida.
Onde investir? Espero que, a partir de agora, esta pergunta tenha uma amplitude maior para você. Viver é uma ação exclusiva do agora, do exato momento. Mas o futuro não pode ser negligenciado. Vai que a sua estada neste mundo ainda dure muito. Seja um investidor e não um acumulador. Comece a investir logo o seu tempo, a sua energia e o seu dinheiro em saúde, conhecimento e segurança. Até porque, depois de um tempo de vida, percebemos que, viver melhor depende muito de nós, agora, viver muito, não.