Muito consumido na região Sul da Bahia, o chocolate amargo além de muito saboroso também agrega muitos benefícios a nossa saúde

Para os amantes do chocolate, ou mesmo os intitulados chocólatras, uma boa notícia: Sim, o chocolate amargo traz muitos benefícios para a saúde, desde que consumido em quantidade adequada. No máximo 30g por dia.
Porém, vale lembrar, o chocolate deve ser 70% cacau ou mais. Portanto o 70% cacau é bom, 90% é melhor e 100% é o ideal. Diferente disso, não importa o que a embalagem diga, os benefícios não são garantidos.
Nesses percentuais de cacau (a partir de 70%) há menos manteiga de cacau e menos açúcar em sua composição. É mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos (substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças)
Há muitos benefícios para quem consome chocolate amargo, dentre eles alguns se destacam.
- Melhora o metabolismo
- diminui o apetite
- Estabiliza níveis de glicose
- Aumenta sensação de Bem estar
- Auxilia controle de pressão arterial
- Rico em antioxidantes
- Dilatação de vasos vasculares
- Auxilia no combate a doenças neurodegenerativas
- Aumento do nível de HDL (colesterol bom)
- Diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim)
Algumas dicas para o consumo do chocolate amargo
Culturalmente consumimos mais o chocolate com mais leite, menos amargo, o que faz com que o nosso paladar não aceite muito bem o chocolate amargo, ou mesmo o chamado meio amargo.
Uma dica é começar pelo chocolate 50%, e evoluir o percentual gradativamente. Outra é substituir o achocolatado (Nescau, Toddy, etc) por cacau em pó (de qualidade). Essas mudanças podem ajudar a adaptar o paladar para o chocolate amargo.
Vale lembrar, apesar dos benefícios para a saúde, o chocolate amargo não deixa de ser calórico.