Bahia registra uma queda considerável de 54,09% nos acidentes com vítimas causadas por bombas e fogos de artifício durante o São João 2020
Com base em dados fornecidos pela Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab, as unidades estaduais de referência em cuidados/tratamento de queimaduras causadas por fogos de artifício, contabilizaram um total de 28 atendimentos entre os dias 20 e 24 de junho. Este número representa uma queda de 54,09% comparado com o mesmo período do ano de 2019. Uma queda considerável.
O maior número de ocorrência oriundas dos festejos juninos foi no Hospital Geral do Estado, com 23 atendimentos, 12 causados por queimaduras por fogos de artifícios e outros 11 causados por explosão de bomba. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, outra referência no tratamento de queimaduras, registrou 5 casos de vítimas por explosão de fogos.
A queda considerável nos números de casos envolvem varios fatores de acordo com o secretário de saúde do Estado da Bahia, Fábio Velas-boas: “a pandemia de coronavírus fez com que alguns municípios proibissem a venda de fogos de artifício e fogueiras devido a fumaça e isto somado as restrições impostas pelo Governo do Estado para evitar aglomerações, aliado a fiscalização da polícia militar e prefeituras para os que desobedecessem, fizeram com que tivéssemos essa redução”
Em 2019, no mesmo período, durante os festejos juninos, as duas unidades hospitalares citadas registraram ao todo 61 atendimentos de vítimas de explosões e queimaduras causadas por fogos de artifícios.