Bairros como Iguape, São Domingos e São Miguel têm sido muito afetados pelo avanço da maré que não para desde julho, e continua aumentando
Moradores dos bairros de São Domingos e São Miguel, além de outros pontos da Orla Norte da Cidade de Ilhéus, vêm sofrendo com o constante avanço da maré na região. Muitas casas já foram invadidas pela água, outras já não resistiram a força das águas, tiveram muros derrubados e algumas cederam suas fundações.
A Prefeitura, notificada desde julho, fez recentemente uma barreira de contenção com pedras em alguns pontos, mas não foi o suficiente. Novas casas voltaram a ser invadidas e danificadas pelas águas. Na quinta feira, dia 20, a força foi tamanha que desfez a barreira posta pela prefeitura despedaçando as pedras e as lançando nas varandas das casas e cabanas de praia.
Na quinta-feira, 20, também houve protestos feito por parte dos moradores que tiveram suas casas danificadas. Já sem poderem esperar por ações dos poderes públicos, e não conseguirem mais suportar os prejuízos causados, que só aumentam, os moradores mobilizaram do próprio bolso o valor de quase R$30.000,00 para a compra e colocação de pedras de contenção em lugares estratégicos onde o mar vem avançando com maior velocidade, sem falar em caminhão, desobstrução de ruas e retroescavadeiras. E o mais importante, que esse o dinheiro não compra, os amigos se solidarizando com a dor do próximo e enchendo sacos para ajudar na retirada da areia acumulada nas casas.
Vale ressaltar, o GAP – Amigos da Praia tem se feito presente em todo o trabalho e ajuda na contenção, limpeza e avança da maré.
A prefeitura disponibilizou máquinas e até a sexta-feira duas máquinas estarão trabalhando nos bairros do Iguape e São Miguel com pedras fazendo barreiras para ajudar a conter o avanço do mar.