A Secretaria de Cultura de Ilhéus interviu na negociação com a Empresa que aluga os contêineres para a Companhia Teatro Popular de Ilhéus e garantiu permanência do Espaço Cultural, a Tenda
A Cultura de Ilhéus respira. Uma das questões pontuais que definia a permanência do Teatro Popular de Ilhéus em seu espaço Cultural, a Tenda, situada na Avenida Soares Lopes, é uma dívida de R$16.588,63 com a empresa BR1, que aluga os contêineres para a Companhia. Porém esta questão ganhou uma solução, mesmo que temporária, pelo menos vai garantir a permanência da Tenda em seu local.
A Secretaria de Cultura de Ilhéus agiu e interviu de forma direta nas negociações com a empresa BR1, garantindo pelo Teatro Popular o pagamento da dívida e ganhando maior prazo para a quitação da mesma pelo menos até que o repasse do Fundo de Cultura seja feito pelo Governo Estadual. A ação veio em boa hora, justo quando a Companhia anunciava a entrega do Espaço, como noticiamos com exclusividade no Portal Ilhéus, porém não será mais necessária. O Responsável da Empresa BR1 deve se posicionar com as novas condições quanto a dívida ainda essa semana.
Com esse fôlego a mais, a Companhia vai poder direcionar seus esforços para agilizar o repasse de verbas municipais e estaduais que já deveriam ter sidos pagas. Uma delas através da Emenda Impositiva, do dia 04 de agosto, no valor de 97 mil reais, movida pelo Vereador Makrisi (PT-BA). Esse valor, que deve ser destinado ao setor por direito adquirido, não só vai ajudar na quitação de dívidas com fornecedores, mas também cumprir despesas básicas, sobretudo na parte de manutenção da Tenda como iluminação, reparo da lona, etc.
Vale lembrar, a Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições. Se aprovadas, devem ser atendidas.
Quanto ao Fundo de Cultura, repasse do Governo do Estado da Bahia, a Secretaria Estadual de Cultura se comprometeu a efetuar o pagamento o quanto antes, porém há uma questão curiosa que impede o repasse. A Secretaria Estadual de Cultura alega que está impedida de fazer o repasse devido a uma dívida que a Tenda com a Embasa, fornecedora de água do município. O curioso é que essa dívida se estabeleceu pela falta de recurso do Fundo de Cultura que não chegou para a Companhia na data prevista. Repasse este, feito pela própria Secretaria Estadual de Cultura.
Romualdo Lisboa, líder da Companhia e gestor cultural do espaço, falou com o Portal: “Entendemos que é uma formalidade da Secretaria de Cultura do Estado, e a dívida com a Embasa já está sendo resolvida a fim de liberar o repasse do Fundo. O que é um indicador importante feito pelo Estado, garantindo que irá pagar”
“Hoje temos uma sociedade que tem problemas. Uma sociedade que falhou em vários sentidos. E um deles é no entendimento que o artista é um trabalhador, e que o exercício da nossa função é um trabalho e tem que ser remunerado”, disse Romualdo.
“Eu não tô para briga, o que eu tenho que fazer é informar ao público, pois felizmente temos um público e um trabalho que tem um reconhecimento, então a gente precisa dar conta disso. Aos 46 anos eu não quero guerra!. Quero sentar, escrever meus textos, dialogar com os atores… E se o Teatro Popular de Ilhéus tiver um espaço, ótimo. Caso não, nós iremos continuar criando do mesmo jeito.” Desabafa Romualdo.
Se tudo correr como previsto, e prometido, o repasse do Fundo de Cultura, feito pelo Governo do Estado, deve ser feito ainda no mês de agosto, o que dará uma boa “arrumada na casa” e vai garantir de fato a permanência do Espaço Cultura, a Tendo.
O Portal Ilhéus segue na torcida pelo Teatro Popular de Ilhéus e nossa Cultura.